Cubatão tem o pior índice de isolamento em toda São Paulo / Rodrigo Montaldi / Arquivo Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Cubatão tem o pior índice de isolamento dentre todas as cidades supervisionadas do Estado de São Paulo. A cidade entrou no ranking de municípios incluídos no Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo no começo da noite desta segunda-feira (13). Ao todo, apenas 40% dos moradores de Cubatão se mantém em isolamento social.
Os dados foram divulgados no portal do Governo do Estado junto com a informação de que o isolamento social em toda São Paulo chegou a 59%. Enquanto Cubatão manteve apenas 40% de seus moradores dentro de suas casas, os outros municípios da Baixada Santista registraram números bem mais elevados.
Continua depois da publicidade
Santos teve 58% de isolamento durante toda segunda-feira, enquanto São Vicente registrou 68%. Praia Grande teve 60% e Guarujá atingiu 63%. Os outros quatro municípios não entraram ainda no quadro de monitoramento do Governo do Estado.
De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da COVID-19 é de 70%. Se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.
Continua depois da publicidade
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.