Cubatão Sinfonia / Fotos: Divulgação
Continua depois da publicidade
Alunos do Programa Cubatão Sinfonia realizam o 'Concerto de Natal' mostrando tudo o que aprenderam durante o ano. O espetáculo tem início às 19h no Teatro do Kaos (Praça Cel. Joaquim Montenegro, 34, Largo do Sapo), com entrada gratuita. Haverá participação de pelo menos 100 estudantes do núcleo sede (Cota 200) e do projeto Cubatão Sinfonia na Escola (Escola Afonso Schmidt, Escola Parque dos Sonhos e Centro Comunitário da Vila Natal).
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
"É um momento de confraternização e de mostrar a todos – familiares, amigos e público em geral, o que os estudantes assimilaram durante 2o22. É especial porque vemos a evolução de cada um. E podemos colocar os alunos de diferentes núcleos em contato com os colegas", informa Leandro Sampaio, coordenador de atividades do Cubatão Sinfonia.
Sampaio explica que se apresentam os alunos do núcleo sede, na Cota 200, em audições de saxofone, clarinete, violino, Camerata de Violões, teoria e balé. Já do Cubatão Sinfonia na Escola, núcleo Afonso Schmidt, sobem ao palco os alunos de cordas, violão, percussão e dança, e do núcleo Parque dos Sonhos-Bolsão Nove, se apresentam os estudantes de violão e balé.
Continua depois da publicidade
Já o Sinfonia na Escola, projeto caçula realizado no Centro Comunitário da Vila Natal e que tem realização da Funarte por meio de emenda impositiva, vai trazer os meninos e meninas de musicalização infantil, violão, percussão e balé.
"Essa apresentação é o resultado de um ano inteiro de trabalho e de troca de experiência de alunos, professores, direção, equipe de apoio. Estamos muito felizes por todas as realizações de 2022", explica Eder Crispim, coordenador geral do Programa Cubatão Sinfonia e do Sinfonia na Escola.
Com 14 anos de atividades ininterruptas e realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Programa Cubatão Sinfonia tem por objetivo oferecer aulas gratuitas de música, musicalização infantil, canto coral e dança/expressão corporal. Este sonho sociocultural é patrocinado pela Bequisa, Petrocoque e Usiminas via lei de incentivo à Cultura por meio da Secretaria Especial da Cultura ligada ao do Ministério do Turismo, e conta com apoio do Instituto Usiminas.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Cubatão, via Secretaria de Cultura, também apoia a iniciativa. "É um projeto de formação que oferece atividades socioculturais justamente em áreas de vulnerabilidade. A arte transforma e é isso que o Cubatão Sinfonia tem feito ao longo de mais de uma década", comenta Zeca Rodrigues, secretário de Cultura.
Mais sobre o Programa Cubatão Sinfonia – Desde de 2007 o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes residentes nas Cotas e outros bairros próximos, tirando-os da ociosidade no contraturno escolar. A ideia é oferecer atividades artístico-culturais a jovens de áreas de vulnerabilidade social. Atualmente são quase 200 estudantes cadastrados na sede que funciona na Cota 200 e também nos braços do Programa que atua em escolas estaduais no Jardim Real-Bolsão Nove (Escola Parque dos Sonhos) e no Centro (Escola Afonso Schmidt).
Em 2012 o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre 2.922 projetos de todo o país, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19, manteve as atividades de maneira virtual e o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação do Jornal A Tribuna na categoria "Ação Cultural e Entretenimento". Em 2022, foi o Cubatão Sinfonia na Escola que competiu no Prêmio Comunidade em Ação e levou o primeiro lugar na categoria Voto Popular com 29 mil dos 31 mil votos de confiança depositados. O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista.
Continua depois da publicidade