O evento contou com autoridades das 9 Cidades que formam a Região, incluindo os prefeitos de Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém, além de representantes das outras cidades / Rafael Oliveira/Secom
Continua depois da publicidade
Cubatão recebeu nesta terça-feira (19), a 249ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista – Condesb. Foi realizada em um lugar emblemático para o município: o Píer do Jardim Casqueiro. “Fizemos questão de trazer o encontro pra fora, em uma área que simboliza o novo momento de cidade que vivemos. Esse local é atualmente um canteiro de obras mas, em breve, será um dos pontos turísticos e de lazer mais importantes da Região”, disse o prefeito Ademário Oliveira, ao dar as boas vindas, abrindo os trabalhos. O evento contou com autoridades das 9 Cidades que formam a Região, incluindo os prefeitos de Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém, além de representantes das outras cidades. Também participaram secretários municipais cubatenses, chefes da Polícia Militar, Guarda Municipal e representantes da sociedade civil organizada.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Entre assuntos da pauta, além da aprovação da ata da reunião anterior, o encontro, conduzido por Marcio Gomes que é prefeito de Mongaguá e presidente do Conselho, realizou a leitura das indicações de entidades que irão compor o Condesb. A ordem do dia teve duas apresentações: a primeira sobre o Circuito Metropolitano de Pontos Turísticos ligados ao Pelé, denominado Rota do Rei, cuja apresentação foi da Agência Metropolitana (Agem)e a outra, prestação de contas sobre a ‘Entrega da 2º Fase do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista’, a cargo do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas.
Homologação de Recursos – Na reunião também foram aprovadas quatro propostas de aplicação de recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista. Os valores beneficiam quatro cidades da Região, sendo Cubatão uma delas. Por meio do processo Fundo nº 003/23, trata-se da melhoria do sistema viário com implantação do sistema de macrodrenagem do Vale Verde e melhorias nas condições de mobilidade, acessibilidade e segurança dos usuários das vias. O Fundo investirá R$ 2 milhões e a Prefeitura de Cubatão, R$ 4,6 milhões nesta obra.
Continua depois da publicidade
As outras três cidades beneficiadas foram Mongaguá, com obra de Travessia do Canal 2 na Av. Monteiro Lobato; Guarujá, com a revitalização da ciclovia na Av. Adhemar de Barros, em Vicente de Carvalho; e São Vicente, revitalização da ciclovia na Avenida Tupiniquins, no Japuí.
Continuidade da reunião – Feitas as leituras e aprovadas as deliberações, o item III da reunião foi reservado a assuntos de interesse regional. Momento em que se falou bastante em algumas questões relativas à Educação Ambiental, principalmente em coleta seletiva, motivada pela apresentação que versou sobre o Plano de Resíduos Sólidos. Neste sentido, rejeitos, incentivo às cooperativas, que no momento há 15 na região (eram 11 em 2016), aspectos técnicos e modelos conceituais, critérios regionais para implantação ou não de um aterro sanitário. Foi consenso entre no colegiado de que ‘para resolver essa questão, as noves cidades precisam pensar coletivamente’. Também valorizaram a intensificação do trabalho das Câmaras Temáticas de Meio Ambiente.
Segurança Pública integrada – Este também foi um dos assuntos abordados nas discussões. O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão Pedro de Sá Filho falou da recente inauguração do COC – Centro Operacional de Cubatão, um sistema moderno de monitoramento por câmeras. O secretário sugeriu ao Condesb a implantação de uma Central Regional em que os Centros de Monitoramento das Cidades possam estar integrados, medida que ajudaria enfrentamento à violência, investigações. Cubatão se colocou à disposição para fazer parte desta possível integração.
Continua depois da publicidade
Para encerrar o evento, O prefeito Marcio Gomes informou, já em tom despedida, que a próxima reunião do Condesb será em fevereiro, em São Vicente, com data ainda a definir. “Está chegando ao fim o período de dois anos da minha gestão à frente deste colegiado. Espero ter contribuído”, disse. Gomes aproveitou para agradecer ao prefeito Ademário Oliveira e sua equipe de secretariado pelo acolhimento e pela escolha do local do reunião, no qual todos puderam contemplar a beleza da natureza e do cenário da construção do Parque Linear do Casqueiro, que fica ao lado.
Ademário agradeceu pelas palavras e pela conduta séria de Marcio Gomes na direção do órgão. “Procurou ouvir a atender a todos sempre que pôde. Cubatão esteve junto nessa missão e parceria e está à disposição para colaborar com aquilo que nos for pertinente fazer e ajudar. Como vocês puderam ver, Cubatão vive um grande momento em termos de Administração da Cidade, que não é só mais passagem de ida ou volta para o planalto paulista. Lutamos pelo pertencimento e estamos trabalhando para cumprir o compromisso que fizemos com o povo, com a população. Obrigado a todos os membros desse importante Conselho da Região da Baixada Santista”, finalizou o prefeito de Cubatão.
Esta é a segunda vez na atual Administração Municipal que a cidade sedia o encontro. A primeira ocorreu no salão nobre da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC).
Continua depois da publicidade