Saúde

Cubatão mantém dois postos de vacinação neste sábado (18)

Não haverá vacinação na quinta e sexta-feira (Corpus Christi); Unidade Básica de Saúde da Vila Nova e posto volante na Igreja Matriz ficam abertos no sábado

Da Reportagem

Publicado em 14/06/2022 às 14:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Vacina Covid-19 Cubatão / Foto: Marcus Cabaleiro/ Prefeitura de Cubatão

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Saúde de Cubatão informa que não haverá vacinação na quinta e na sexta-feira (16 e 17/6, feriado de Corpus Christi e ponto facultativo). A imunização contra gripe (influenza), sarampo e covid-19 volta a ser realizada no sábado (18), com duas opções: a Unidade Básica de Saúde da Vila Nova (Rua São João, 185) e o posto volante ao lado da Igreja Matriz (Avenida Nove de Abril, 1.947). Nos dois locais, a vacinação ocorre das 9h às 15 horas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mulher dá à luz em carro na Rodovia dos Imigrantes e pai do bebê realiza o parto 

• 'Revoada Cuipataã' leva novas cores e contornos ao Centro de Cubatão

BAIXA COBERTURA VACINAL
O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) de Cubatão chama a atenção para a baixa cobertura vacinal contra a covid-19 entre crianças e adolescentes no município. De acordo com levantamento do dia 8, a cobertura entre crianças de 5 a 11 anos (total de 12.429 pessoas) era de 70% para a primeira dose (8.760 pessoas) e de 47% para o esquema vacinal completo (5.818). O Estado de São Paulo registra, conforme o sistema Vacivida, 84% para primeira dose e 61% para o esquema vacinal completo. "Fica um alerta para a população se vacinar, principalmente pais e responsáveis por crianças e adolescentes, com baixa adesão à vacina", destaca o secretário de Saúde Rodrigo Dias Silva.

Entre os adolescentes (12 a 17 anos), a cobertura está em 63% para a primeira dose (10.179 doses aplicadas) e 54% para o esquema completo (8.726). O SVE lembra que desde 30 de junho esse público pode tomar a dose de reforço.

Continua depois da publicidade

No total da população (131.626 pessoas), a cobertura está em 79% para a primeira dose (104.556) e em 73% para o esquema completo.

GRIPE E SARAMPO
A situação não é deferente em relação à vacina contra gripe (influenza). Entre as crianças de 6 meses a 2 anos de idade, a cobertura está em 45,4% (1.090 crianças vacinadas); de 2 a 4 anos a cobertura está em 29,9% (1.773 crianças vacinadas) e de 4 a 5 anos está em 4,2% (82 crianças vacinadas).

Em relação ao sarampo (vacina tríplice viral), foram vacinadas até 9 de junho 2.999 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, o equivalente a 34,9% das crianças dessa faixa etária no município.

Continua depois da publicidade

Saiba quem pode se vacinar:

GRIPE (INFLUENZA)
As vacinas contra gripe (influenza) estão disponíveis para crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas a partir de 50 anos, trabalhadores da Saúde, professores, indígenas, pessoas com deficiências, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, integrantes de forças de segurança e salvamento, integrantes das forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

No caso de crianças a partir de 5 meses de idade e menores de 5 anos, as vacinas contra gripe e sarampo podem ser administradas simultaneamente.

Continua depois da publicidade

SARAMPO
A vacina é oferecida crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos e trabalhadores da Saúde.

COVID-19
Contra covid-19, podem se vacinar crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos. O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) ressalta a importância da proteção imunológica gerada pelo esquema vacinal completo e as doses adicionais contra a doença, já que todo o planeta ainda se encontra em pandemia e as precauções devem ser mantidas.

Serão ofertadas doses para todas as faixas etárias e grupos populacionais aptos a tomar a vacina, tanto para primeiras e segundas doses quanto doses de reforço.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software