Cubatão
Podem se vacinar crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da Saúde, professores, pessoas com comorbidades ou deficiências e indígenas
Como estratégia local, o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) oferece a vacina a todos os grupos prioritários presentes no município / Divulgação
Continua depois da publicidade
A partir desta terça-feira (11) Cubatão inicia a Campanha de Vacinação contra Influenza (gripe) em 13 Unidades de Saúde com salas de vacina. Como estratégia local, o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) oferece a vacina a todos os grupos prioritários presentes no município: idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde, professores, pessoas com comorbidades ou deficiências e população indígena. Esses grupos prioritários somam 49.508 pessoas.
O primeiro lote de vacinas distribuídas pelo Governo do Estado para Cubatão, com 17.400 doses, começou a ser distribuído entre as unidades nesta segunda-feira (10). De acordo com o Informe Técnico do Ministério da Saúde, as vacinas utilizadas na Campanha Nacional foram atualizadas contra três tipos de cepas de vírus da influenza, imunizando contra os tipos A e B.
Continua depois da publicidade
PRECAUÇÕES
Continua depois da publicidade
– Em caso de doenças febris agudas, moderadas ou graves e caso confirmado de covid-19 (RT- PCR e TR Ag) recomenda-se adiar a vacinação até a melhora do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
– História de alergia a ovo:
Pessoas que após a ingestão de ovo apresentaram apenas urticária: administrar a vacina influenza, sem a necessidade de cuidados especiais.
Continua depois da publicidade
Pessoas que após ingestão de ovo apresentaram quaisquer outros sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos), a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves (atendimento de urgência e emergência). A vacinação deve ser aplicada sob supervisão médica, preferencialmente.
– Em caso de ocorrência de síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até 30 dias após recebimento de dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose.
Continua depois da publicidade
CONTRAINDICAÇÕES
A vacina contra influenza é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores.
O Informe Técnico do Ministério da Saúde pode ser lido em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/informes-tecnicos/informe-tecnico-operacional-de-vacinacao-contra-a-influenza-2023.
Continua depois da publicidade
VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas
Continua depois da publicidade
UBS Vila São José (Avenida Bandeirantes, s/nº);
USF Afonso Schmidt, Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco);
UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);
Continua depois da publicidade
UBS Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº);
USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº);
UBS Vila Nova (Rua São João, 185);
Continua depois da publicidade
USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);
USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);
USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);
USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);
USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº);
USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);
USF Cota 200 (2ª passarela da Via Anchieta, km 50, s/nº).
A USF Morro do Índio encontra-se em reforma.
Continua depois da publicidade