O Polo Industrial de Cubatão é referência para a América Latina / DANIEL VILLAÇA/DIÁRIO DO LITORAL
Continua depois da publicidade
Cubatão continua sendo um dos principais polos industriais do Brasil, um dos maiores da América Latina. A maior novidade é a instalação de uma nova unidade dentro da Refinaria de Cubatão para fabricação de querosene verde. Será a primeira do Brasil, mostrando que o polo industrial de Cubatão ainda é grandioso. O investimento só nesta unidade será de R$ 5 bilhões.
Investimentos como esse já conversam, inclusive, com o futuro, pois antecipa a Cidade ao avanço da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Continua depois da publicidade
Cubatão é uma das fortes diretrizes do Governador Tarcísio de Freitas no sentido de revitalizar o polo industrial, discutindo atração de investimentos. Semana passada, o secretário César e o prefeito Ademário
e reuniram em São Paulo com um grupo de empresários alemães que tem interesse em construir um polo químico e siderúrgico de energia renovável na cidade, incluindo fábricas de hidrogênio, amônia e aços verdes, segmentos que estão ganhando espaço em todo o planeta.
Em retrospecto, vale reafirmar que o parque industrial de Cubatão continua sendo importante e estratégico, com produtos exclusivos como a gasolina de aviação. O que é produzido no município abastece a cadeia de consumo nacional, especialmente no que diz respeito à indústria de base (petroquímica e siderúrgica), com produtos da linha branca, plásticos, remédios, componentes, borracha, combustíveis, entre outros.
Continua depois da publicidade
A riqueza do Parque Industrial de Cubatão, considerado um dos mais importantes da América Latina, pode ser dimensionado por meio do chamado 'valor adicionado' - que é o valor agregado gerado na produção do polo. De acordo com estimativas de 2023, as indústrias de Cubatão geraram cerca de R$ 30 bilhões de valor adicionado para o Brasil.
Cubatão possui diversos atrativos: posição geográfica, logística e próprio polo petroquímico já existente, com indústrias de grande porte.
A cidade possui posição estratégica: de fácil acesso a importantes rodovias (Anchieta, Imigrantes, Côn. Domênico Rangoni , Padre Manoel da Nóbrega e Pedro Taques); a poucos quilômetros do maior porto da América Latina, o Cais Santista, com acesso à margem direita e esquerda; distante 60km da maior metrópole brasileira; além do ponto de vista logístico em que a cidade é cortada por duas malhas ferroviárias. Temos água, energia, tudo aqui se torna um ponto de interesse industrial.
Continua depois da publicidade