As equipes promovem a coleta de resíduos descartados irregularmente nas áreas aquosas e de mangue / Divulgação/PMC
Continua depois da publicidade
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) apresentou as ações do primeiro quadrimestre do projeto Combate ao Lixo no Mar e Mangue – Ecobarreiras Vale da Vida, na última terça-feira (28 de fevereiro).
O programa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e a Cooperscar Tortuga's Ambiental, organização de combate à poluição marinha, possibilitada pela destinação de recursos do Ministério Público Federal (MPF).
Continua depois da publicidade
Juntas, as equipes promovem a coleta de resíduos descartados irregularmente nas áreas aquosas e de mangue entre o Rio Casqueiro e a Vila dos Pescadores, além da realização de oficinas de educação ambiental com foco em crianças e jovens.
Na ocasião, foram apresentados tanto os passos de planejamento, desenvolvimento e execução do projeto, quanto as dificuldades diárias enfrentadas em prol do controle de poluição marinha.
Continua depois da publicidade
A presidente da Comdema, Sandra Regina Fonseca de Godoi, comentou: "Não dá para acessar diferentes realidades ditando regras. Temos que respeitar o pertencimento e descobrir o que fazer para atingir as necessidades de cada lugar e realizar o serviço da melhor maneira".
Além disso, a apresentação das iniciativas ao conselho contou com a presença do secretário de meio ambiente, Halan Clemente, que parabenizou as ações e destacou que a prestação de contas à União já foi realizada.
O presidente da corporativa Jorge Garavatti e o vice Ademir Carlos de Oliveira Junior também compuseram o encontro e explicaram como é feito o trabalho da equipes operacionais. Entre às 13h e às 17 horas de cada dia, seis agentes realizam o serviço de coleta.
Continua depois da publicidade