A concentração começa às 8 horas e a largada está marcada para 8h30. / Arquivo/SECOM
Continua depois da publicidade
Após dois anos sem ser realizada devido à pandemia, a Secretaria de Saúde anuncia o retorno da Corrida e Caminhada Cubatão Juntos pela Vida, atividade de promoção da Saúde em comemoração ao Outubro Rosa e Novembro Azul. A prova, com seis quilômetros de extensão, está marcada para o dia 26, sábado, com saída e chegada na Praça Independência, no Jardim Casqueiro. A concentração começa às 8 horas e a largada está marcada para 8h30.
As inscrições, somente para pessoas a partir de 18 anos, devem ser feitas por meio de formulário do Google (clique aqui, ou acesse https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5nextakdVOqftRza6YVYdG9v_nvTjo8r1EKMKyczb65zk1Q/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0). Ao todo, estão disponíveis 500 vagas. Para concluir a inscrição, os participantes devem entregar durante a concentração um quilo de alimento não perecível (exceção de sal e açúcar) que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade. Os corredores e caminhantes ganharão um kit com camiseta, lanche e medalha de participação. A prova tem caráter recreativo, com objetivo de promoção da Saúde.
Continua depois da publicidade
SAÚDE DO HOMEM
No dia 30, com abertura às 9 horas, o auditório da Câmara Municipal de Cubatão recebe a programação de encerramento do Novembro Azul, voltado para a prevenção do câncer de próstata e promoção da Saúde do homem.
Após a abertura, o médico Manoel Nascimento Ramos apresenta a palestra "Novembro azul, prevenção do câncer de próstata". Em seguida, às 10 horas, a enfermeira Andrea Aragão trata do tema "Orientações e cuidados do homem jovem à fase adulta". E, encerrando o encontro, às 10h30, o psicólogo Mohamad Ali Abdul Rahim faz a apresentação "Tudo Azul: Homem também chora".
Continua depois da publicidade
NOVEMBRO AZUL
A campanha foi criada em 2011 com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre homens brasileiros depois do câncer de pele. Com o tempo, além da prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul transformou-se no maior movimento de promoção da saúde do homem, buscando conscientizar a população masculina sobre a necessidade de praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro e também cuidar da saúde mental.
Continua depois da publicidade