CUBATÃO

Cemitério de Cubatão vira alvo do Ministério Público

Inquérito civil foi aberto para apurar eventual omissão da Administração na conservação do equipamento público

Carlos Ratton

Publicado em 23/11/2022 às 07:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Vereador questiona situação do cemitério e não recebe qualquer explicação. MP é acionado / Divulgação

Continua depois da publicidade

A promotora pública de Cubatão Vanessa Bortolomasi abriu inquérito civil para apurar eventual omissão da Prefeitura na conservação do Cemitério Municipal. A representação foi encaminhada pelo vereador Alessandro Donizete de Oliveira (PL). A Prefeitura não se pronunciou sobre a questão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cemitério da Areia Branca, em Santos, vai ganhar capela ecumênica

• Três homens e uma mulher assaltam loja Americanas no centro de Cubatão

• Empresário é encontrado morto dentro de carro de luxo em Cubatão

O Ministério Público do Estado de São Paulo deu prazo de 10 dias - até 27 próximo - para que a Administração se manifeste a respeito dos fatos, informe o cronograma de reparos no cemitério e as medidas de zeladoria adotadas.

A Promotoria foi informada sobre a precariedade na conservação, falta de infraestrutura para apoio aos usuários do velório, sensação de insegurança, banheiros sem condições dignas de uso, infiltrações em paredes e tetos e falta de segurança noturna, demonstrando o abandono do local.

Continua depois da publicidade

Segundo o vereador, foi detectado dentro da capela 'apetrechos' utilizados para consumo de drogas. "Também causou indignação a falta de apoio aos frequentadores do local. O limo recobre boa parte do cemitério, causando acidentes", informou o parlamentar.

Donizete revela que, no kartódromo, foram encontrados materiais que, a princípio, seriam oriundos de furto nos túmulos e gavetas do cemitério e o necrochorume também pode trazer um problema ao meio ambiente", informa.

Antes de acionar o MP, o vereador questionou a Secretaria de Meio Ambiente de Cubatão que, por sua vez, levou o problema para a Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos. Donizete acredita ainda que além dos usuários, os profissionais que trabalham no cemitério também estariam em perigo devido às condições precárias do local. "Encaminhamos ofício à Secretaria de Gestão para fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) e pagamento de insalubridade".

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software