Continua depois da publicidade
Como parte das comemorações de aniversário da Zona Noroeste, a Prefeitura entrega amanhã (28), às 9h, a Vila Criativa da Zona Noroeste, que vai funcionar no Centro de Capacitação Pessoal e Profissional (Cecapp), à Av. Hugo Maia, 293, Rádio Clube. Na ocasião, serão lançados os cursos da Escola de Beleza e da Escola de Moda, ligados ao Fundo Social de Solidariedade.
A Escola de Moda terá aulas de corte e costura; e a Escola de Beleza, de manicure e pedicure. Serão capacitadas 80 pessoas já neste segundo semestre. A turma é formada por quem tem renda familiar de até dois salários mínimos (R$ 1.576,00) e preferencialmente encaminhado pelos serviços da Secretaria de Assistência Social (Seas).
As duas oficinas qualificarão os trabalhadores para a geração de renda e a atuarem no modelo da economia solidária, que é uma forma alternativa de produzir, vender, comprar e trocar produtos e serviços.
Cursos
Continua depois da publicidade
A Escola de Modas oferecerá corte e costura às segundas e quartas, e às terças e quintas, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
O curso tem 140 horas de carga horária e formará 40 pessoas até dezembro. Já o programa Mãos Feitas, da Escola de Beleza, capacitará 40 pessoas em dez aulas de manicure e pedicure, às segundas-feiras, das 14h às 17h.
Continua depois da publicidade
Na Vila Criativa da Zona Noroeste já acontecem as capacitações da padaria artesanal, Forno e Fogão, artesanato e da Escola da Construção Civil (pedreiro, encanador e assentador de piso e azulejo).
Unidades funcionam com apoio de parceiros
Os cursos de manicure e pedicure, assim como o de Forno e Fogão, são desenvolvidos em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), que fornece os kits de manicure, apostilas, aventais e os ingredientes usados na aula de culinária.
Continua depois da publicidade
Já os cursos da padaria artesanal, Escola de Moda, Escola de Beleza e Escola da Construção Civil ocorrem em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado; e os cursos de artesanato são desenvolvidos pelo Fundo Social de Santos.
'Vilas' seguem padrão visual em grafite
O publicitário e artista plástico Ériko Bomfim, 31, é o responsável pela apresentação gráfica da Vila Criativa da Zona Noroeste. Ele seguiu o mesmo trabalho feito na outra Vila Criativa, a do bairro Vila Nova. “Minha inspiração é abstrata, procuro fugir de um desenho figurativo”.
Continua depois da publicidade
A edificação tem grafitagem no muro e no portão de entrada, seguindo a mesma linguagem visual da primeira unidade. Outra semelhança é de que cada “casinha” da vila é identificada por uma cor.
Além da pintura, o novo equipamento passou por reparos no forro do corredor de acesso; e ainda recebeu novas máquinas de costura, cadeiras e carrinhos de manicure fornecidos pela ONG Estrela Guia.
Continua depois da publicidade