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A diminuição do preço do Playstation 4 no Brasil, que passou a custar R$ 2.599 na última quinta-feira (1º), pode estar com os dias contados. A informação é do diretor do Playstation na América Latina, Anderson Gracias, que participou da Brasil Game Show, maior feira do gênero no Brasil.
"Quem está mandando no preço é o dólar. Quando decidimos pela redução, não esperávamos pela moeda americana assim alta", disse o executivo da Sony, explicando um possível aumento logo após a redução do valor do produto da empresa japonesa.
O Playstation 4 pôde ter o preço reduzido porque passou a ser montado no Brasil, assim como o concorrente Xbox, aproveitando incentivos fiscais. No entanto, todos os componentes são importados, fazendo com que a variação cambial influísse no valor do console.
"Gostaria de não precisar aumentar até o fim do ano. Mas também não tem nenhum plano concreto de aumento. Não tem nenhuma data nem previsão. Estamos fazendo o monitoramento do dólar todo dia", afirmou Gracias.
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Questionado sobre a possibilidade de deixar o Brasil, assim como a Nintendo fez no começo do ano, o executivo disse que não havia essa possibilidade.
Gracias afirmou que a produção do Playstation 4 no Brasil, as compras de Dia da Criança e Natal, além da queda das vendas de notebooks e câmeras digitais -que abriram espaço para os games nas lojas- vão fazer com que a empresa tenha um crescimento nas vendas em 2015.
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"Esperamos de 15% a 20% de crescimento nos games. Nos consoles, então, não tem como comparar. O Playstation 4 era vendido a R$ 4.000, não tínhamos ele fabricado no Brasil."
XBOX
Na sexta-feira da semana passada (2), a Microsoft havia anunciado aos varejistas o aumento do preço dos seus consoles no Brasil. Mesmo fabricando o Xbox 360 e o Xbox One no país, assim como a concorrente Sony, a empresa também teve que se adaptar à alta do dólar.
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Os novos preços sugeridos ficarão em e R$2.499 para o Xbox One de 500 Gbytes; e R$1.099 para o Xbox 360, sem o Kinect e com 4 Gbytes de HD.
"É uma decisão difícil. Tomamos várias medidas gerenciais, mas o dólar nos obrigou a nos adaptar. Muito embora a fabricação no Brasil nos dê vantagens como os incentivos fiscais, ainda há a variável da importação dos componentes. Essa variável é muito exposta às flutuações cambiais", disse à reportagem, por telefone, o gerente geral de Xbox no Brasil, Willen Puccinelli.
Quanto aos jogos em disco para o One, Willen informou que, por ora, ficarão no mesmo patamar, em média R$ 199.
Seguindo o mesmo raciocínio da Sony, a Microsoft espera que as vendas não caiam, apesar do aumento de preço. É o que disse Phil Spencer, chefe de divisão de Xbox.
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"Nós temos consciência da pressão que sofremos quanto ao preço", disse ele na Brasil Game Show, que termina na segunda-feira (12). "Acredito que nossos negócios no país vão aumentar ano após ano."
Ele aposta nos lançamentos para o console da Microsoft em 2016 para dar continuidade ao crescimento nas vendas, mesmo no período de crise.
"Com as promoções que nós temos, em que a pessoa compra o videogame e ganha um jogo, eu espero que as vendas sejam maiores."
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