Continua depois da publicidade
Apontada como uma das dez cidades mais digitais do País, Santos ainda precisa melhorar seu sistema gratuito de conexão WI-FI de internet. Com quatro pontos disponíveis na Cidade, apenas dois contam com conexão. Apesar da conectividade, os sinais variam de regular a ruim.
Segundo informou a Prefeitura, ranking elaborado pelo Índice do Brasil de Cidades Digitais atesta que Santos está entre os melhores municípios que oferecem internet gratuita aos moradores.
A Reportagem do Diário do Litoral vistoriou os pontos da Cidade que contam com o serviço: Praça Mauá, Praça Visconde do Rio Branco, Gibiteca Mário Farias e Emissário Submarino e constatou a situação.
Continua depois da publicidade
O melhor ponto de conexão à internet WI-FI em Santos é na Praça Mauá, palco de grande concentração no Centro Histórico. A gibiteca conta com sinal, entretanto é preciso estar posicionado na frente no equipamento para poder utilizar o sistema.
Na Praça Visconde do Rio Branco e no Emissário Submarino o sinal é inexistente. O teste foi feito com dois celulares pelo repórter Thales Mauá e pelo repórter-fotográfico Jonas de Morais, na última quinta-feira.
Em nota emitida pela assessoria de imprensa, a Prefeitura de Santos informa que está realizando um estudo sobre o sinal WI-FI e fará uma revisão do processo de internet gratuita sem fio. “Detalhes técnicos podem afetar a transmissão, pois uma rede wireless não é uma ciência exata”, detalha a nota.
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com a Prefeitura, o estudo visa melhorar os equipamentos e sua posição. “Outro fator primordial são áreas de sombra, geralmente afetam o alcance e velocidade dessa transmissão. Nesse caso, as praças são muito afetadas por árvores”.
Continua depois da publicidade