Pontes serão construídas sob o Canal 1 / Divulgação
Continua depois da publicidade
O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) liberou no último dia 16 a construção de duas pontes na região central de Santos. A construção das duas passagens fazem parte do projeto da segunda fase do VLT (Conselheiro Nébias/Valongo).
Previstas para circulação exclusiva do VLT a partir do primeiro semestre de 2023, as pontes serão construídas na Avenida Campos Sales, ao lado de duas passagens já existentes sobre a continuação do Canal 1. Os canais de Santos, projetados pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito entre os anos de 1907 e 1911, fazem parte dos bens históricos tombados pelo município desde 2006, segundo resolução do Condephaat.
Continua depois da publicidade
As duas pontes, transpondo o canal nos cruzamentos com a rua Campos Mello e rua da Constituição, terão estruturas independentes, por isso não interferirão no trânsito das passagens existentes atualmente, que não sofrerão qualquer modificação. Pelas novas pontes será permitida a circulação apenas de pedestres e do VLT.
A nova ponte da rua Campos Mello terá 17,40m de extensão e a da rua da Constituição será construída com 11m de extensão. Ambas terão estrutura metálica e laje em placas pré-moldadas em concreto, onde serão fixados os trilhos do VLT.
Continua depois da publicidade
Obras do VLT
Neste segundo semestre, as obras estão avançando na área central de Santos, com 18 frentes de trabalho simultâneas. Com capacidade para transportar 35 mil pessoas por dia, o segundo trecho do VLT ligará a Linha 1 Barreiros -- Porto (a partir da estação Conselheiro Nébias) até a região central de Santos. Serão 8 km de extensão e sete trens, com 12 estações nas proximidades de locais de interesse público como Mercado Municipal, Poupatempo e Terminal Valongo. A previsão é de iniciar a operação no primeiro semestre de 2023. O VLT, além de ser um importante meio de transporte para a região, tem capacidade de revitalizar todo seu percurso, unindo bairros ao centro, turismo e trabalho.
Continua depois da publicidade