Continua depois da publicidade
O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, visitou ontem as obras do Veículo Leve sob Trilhos (VLT) na altura da avenida Bernardino de Campos, no bairro do Campo Grande. Ele esteve acompanhado pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes.
Paulo Alexandre ressaltou que haverá transtornos para a população santista devido aos trabalhos pala a instalação do VLT, mas que os benefícios serão permanentes. “Estamos trabalhando em conjunto com a EMTU e o Governo do Estado para garantir a execução da obra em menor tempo possível, evidentemente, causando o menor transtorno possível para a população. A vida das pessoas vai se alterar por um determinado período de tempo. Vamos priorizar essas intervenções para agilizar a obra”.
As obras no trecho visitado devem ser concluídas até dezembro, quando há o aumento de turistas na região. O fato foi lembrado pelo prefeito, que garantiu atenção especial. “Vamos ajustar o cronograma, considerando a temporada de verão. Isso precisará ser considerado nas decisões”.
Em audiência pública realizada ontem à tarde, na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), também em Santos, a EMTU apresentou a 2ª fase do projeto do VLT, que irá ligar o trecho da Avenida Conselheiro Nébias até o Terminal Valongo.
Continua depois da publicidade
Diferentemente do projeto inicial, o traçado será feito por um trilho apenas, em um percurso circular, aumentando o trajeto de 5,6 quilômetros para 8 quilômetros. O presidente da empresa, Joaquim Lopes, explicou que a mudança ocorreu após a realização de novos estudos ambientais.
“A gente tinha feito um estudo ambiental simplificado. Depois, por orientação da autoridade ambiental, em relação a todas as polêmicas citadas pelo MP (Ministério Público) naquela ocasião, nós complementamos esses estudos. Acabamos realizando o EIA RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental), que é mais completo. São vários outros aspectos incorporados e isso demandou mais tempo. Já era para estar em obras.
Continua depois da publicidade
Como tínhamos que fazer esse estudo novo e estávamos com os projetos, de certa forma, contratados, começamos a fazer os ajustes em discussão com a Prefeitura”.
A expectativa de Lopes é que a abertura da licitação seja feita em dezembro. “Esperamos protocolar na Cetesb a solicitação de LP (Licença provisória). A Cetesb irá examinar se todos os aspectos contidos no EIA RIMA são suficientes. Na sequência, deve vir uma fase de audiências públicas ambientais convocadas pela Cetesb. Depois iniciamos o processo para contratação de pré-qualificação de empresas interessadas para participar da licitação para contratação das obras”.
Novo trecho
Continua depois da publicidade
O novo traçado seguirá da Avenida Conselheiro Nébias até as Ruas Campos Mello, Dr. Cochrane e João Pessoa. Depois segue pela Avenida São Leopoldo, Ruas São Bento, Visconde do Embaré, Amador Bueno, Constituição e Luiz de Camões. Na sequência, irá pela Avenida Conselheiro Nébias até a Francisco Glicério.
Continua depois da publicidade