Cotidiano
Projeto prevê que 69 mil passageiros utilizem o sistema todos os dias. Esse contingente é formado, basicamente, por trabalhadores e estudantes universitários
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Praia Grande tem aproximadamente 3.280 metros / Divulgação/EMTU
Continua depois da publicidade
O traçado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Praia Grande tem aproximadamente 3.280 metros e ligaria a Ponte dos Barreiros, em São Vicente, até as proximidades do Terminal Rodoviário e Urbano Tude Bastos, em Praia Grande.
A ideia é que a ligação entre a Ponte dos Barreiros e o Sítio do Campo siga paralelamente à Avenida Vereadora Angelina Pretti da Silva por cerca de 200 metros, até que faça uma curva suave à esquerda. Os trens e vagões ‘correriam’ sobre o mangue através de uma via suspensa por pilares de concreto, portanto acima do chão, o que reduziria o impacto sobre a vegetação.
Continua depois da publicidade
A proposta é que os trilhos sigam pelo trecho entre a Ilha da Hermida e o Mar Pequeno até cruzar o curso d’água que se estende desde a Ilha das Caieiras, passando pelo Balneário Maxland e a Vila Sônia, até desaguar no chamado Poção São Vicente, à esquerda do Portinho Ézio Dall’Ácqua.
A partir daí, os trens e vagões seguiriam pelo terreno que abrigava plantações de chuchu desde os primórdios de Praia Grande até atingir a área urbanizada do Sítio do Campo e o Tude Bastos. No terminal seria feita a baldeação com as linhas municipais e intermunicipais de ônibus.
Continua depois da publicidade
Ainda não há uma estimativa do valor da obra e do material necessário, mas o projeto prevê que 69 mil passageiros utilizem o sistema todos os dias. Esse é o volume de pessoas que se deslocam de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande diariamente até Santos, São Vicente e Cubatão utilizando 16 linhas de ônibus intermunicipais.
Esse contingente é formado, basicamente, por trabalhadores e estudantes universitários. Atualmente, segundo o prefeito, o VLT transporta 25 mil passageiros entre Santos e a Área Continental de São Vicente.
A assessoria técnica de Alberto Mourão (MDB) concluiu os estudos prévios da linha e Alberto Mourão vai apresentar os mapas, croquis e demais detalhes ao secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, para demonstrar a viabilidade e a importância da obra.
A ideia foi apresentada inicialmente pelo prefeito durante entrevista exclusiva ao Diário do Litoral em novembro de 2024, logo após ser eleito para o sexto mandato com o apoio de 107.796 praiagrandenses, o que representou 64,66% dos votos válidos, segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Continua depois da publicidade