Continua depois da publicidade
Além da prestação de contas, a manhã teve também mais uma etapa do projeto Cidade Cidadã, que oferece à comunidade serviços de interesse social e atendimento odontológico. Durante mais de duas horas, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa informou aos moradores os serviços emergenciais relativos a Infraestrutura e poda de árvores já executados pelas equipes da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos) durante o mutirão que faz parte da primeira fase de ações do programa em cada bairro.
Continua depois da publicidade
"Sabemos que nesses quatro bairros a demanda é crescente. Só para se ter ima ideia, tivemos 1.653 podas de árvores, por isso o mutirão emergencial continuará por mais 30 dias". Além da poda de árvores, serviços de reparos nas calçadas e em ruas e avenidas também terão continuidade.
Continua depois da publicidade
Obras
Paulo Alexandre anunciou que será construída uma nova ciclovia, na avenida Cel. Joaquim Montenegro (canal 6), na Ponta da Praia. A ciclovia vai ligar a orla ao porto. O projeto já está finalizado pela Prodesan e o início das intervenções está marcado para o segundo semestre de 2014.
Outra importante obra que será realizada nos bairros é a reconstrução dos pontilhões para veículos. As intervenções acontecerão nos seguintes locais: cruzamento das avenidas Siqueira Campos (canal 4) com Epitácio Pessoa; Siqueira Campos com rua Liberdade e Almirante Cochrane (Canal 5) com avenida Afonso Pena, todos no Embaré. Os projetos estão com a Siedi (Secretaria de Infraestrutura e Edificações). Na Ponta da Praia três pontilhões receberão intervenções: o do cruzamento das avenidas Cel. Joaquim Montenegro com Bartolomeu de Gusmão, na orla; o das avenidas General San Martin (canal 7) com Saldanha da Gama, na orla; e no cruzamento do Canal 7 com a avenida Rei Alberto I.
O prefeito anunciou também a conclusão das obras de reconstrução de 60 quiosques de lanches e outros 14 de coco que funcionam nos espaços dos canais 2, 3, 6 e no CPE, no Embaré. Já a reconstrução e revitalização dos espaços que funcionam no entorno dos canais 1, 4 e 5 têm prazo de conclusão para o primeiro semestre de 2014.
Continua depois da publicidade
Outra importante intervenção já concluída neste ano nos bairros foi a de pavimentação de ruas e avenidas. Foram contempladas as ruas: Liberdade, Torres Homem, Nabuco de Araújo, Tomé de Souza, Barão de Cotegipe, Marechal Hermes, Valdomiro Silveira e Minas Gerais, no Boqueirão. Já no Embaré as obras aconteceram nas avenidas Epitácio Pessoa e Bartolomeu de Gusmão. A Aparecida recebeu melhorias no viário das ruas Guaiaó e Conselheiro Ribas. Na Ponta da Praia foram contempladas a avenida Rei Alberto I e as ruas Olavo de Paula Borges e avenidas Epitácio Pessoa e dos Bancários.
Pelo cronograma anunciado, as obras seguirão a partir do primero semestre de 2014 pelas ruas Roberto Simonsen, Heitor Morais, Estácio Correa, Gov. Pedro de Toledo, dr. Amílcar Mendes Gonçalves e Bento de Abreu, no Boqueirão. Já o Embaré terá, nesta nova fase, pavimentação das ruas Conselheiro Ribas e Conselheiro Lafaiete. A avenida Cel. Joaquim Montenegro, na Ponta da Praia, também receberá melhorias no asfalto.
Paulo Alexandre deu uma boa notícia para os moradores do conjunto habitacional do Jaú, na Aparecida. "As ruas do Jaú terão pavimentação e padronização do passeio público", disse o prefeito. A avenida Alexandre Martins também terá obras em toda a extensão. Serão feitos serviços de drenagem, pavimentação e requalificação da via. O início das intervenções será no primeiro semestre de 2014.
Continua depois da publicidade
Turismo
Nesta área foi anunciada a reforma do Deck do Pescador. Haverá reparo na cobertura; construção de rampa para deficientes físicos; padronização dos bancos; luminárias e guarda corpo. Os serviços deverão ser entregues no primeiro semestre de 2014. O Aquário, segundo equipamento mais visitado do Estado, também receberá melhorias. Na entrada, em frente ao prédio, será construída uma cobertura e um Posto de Informações Turísticas (PIT). As obras estão previstas para o primeiro semestre do ano que vem.
"Queremos dar mais conforto aos visitantes, já visando a Copa do Mundo", disse o prefeito.
Saúde
Para o segundo semestre de 2014, o prefeito anunciou a obra de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste, que funcionará no espaço onde atualmente está o Pronto Socorro da Zona Leste. O projeto está em fase de elaboração. "Construiremos também mais duas policlínicas; na Ponta da Praia e na Aparecida. A da Ponta da Praia funcionará no mesmo local, na praça Rebouças, e terá as obras iniciadas no segundo semestre de 2014. A da Aparecida será instalada em imóvel que a Prefeitura vai adquirir. Estamos estudando a melhor área para instalar o prédio, que vai garantir acessibilidade e mais conforto aos pacientes", resumiu Paulo Alexandre.
Continua depois da publicidade
O prédio onde funciona o CAPS III, na Ponta da Praia, também será reformado. O projeto está em elaboração na Sedurb (Secretaria de Desenvovimento Urbano), e as obras deverão ser iniciadas no segundo semestre de 2014.
Cultura
O início de 2014 deverá marcar também as obras de reforma da Concha Acústica, na orla do Boqueirão. Após a reforma, o local terá assentos para dar mais conforto aos usuários, além de projeto de isolamento acústico. "É um importante equipamento que precisa ser colocado à disposição da população", explicou o prefeito.
Segurança
A cidade vai ampliar a cobertura do Sistema de Monitoramento nos equipamentos públicos. O primeiro a receber 12 câmeras fixas será o Aquário, na Ponta da Praia. Atualmente a cidade possui 188 câmeras, mas já iniciamos a licitação para ampliação desse número. Nossa intenção é monitorar todos os bairros da cidade", afirmou Paulo Alexandre.
Continua depois da publicidade
Foi anunciada também a implantação de câmeras em três importantes corredores viários no Boqueirão, Aparecida e Ponta da Praia. Os equipamentos ficarão nos cruzamentos das avenidas Conselheiro Nébias com Epitácio Pessoa; Conselheiro Nébias com rua Lobo Viana, no Boqueirão, e no cruzamento da avenida Epitácio Pessoa com as ruas Anália Franco e General Rondon, na Aparecida. Na Ponta da Praia, as câmeras serão colocadas no cruzamento da avenida Rei Alberto I com o canal 7.
Esporte
O complexo esportivo do Rebouças será revitalizado. Segundo o projeto, a piscina semi-olímpica, com 25 metros, dará lugar a uma olímpica, com 50 metros. Também serão construídas quadras de malha e bocha. Na praça Palmares, no Boqueirão, a Prefeitura fará a remodelação da pista de street skate. O projeto é da Sedurb e a obra começará no primeiro semestre de 2014.
A praça em frente a igreja da Aparecida também terá melhorias. No espaço será construída uma academia da melhor idade.
Continua depois da publicidade
Trânsito
Atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores do Embaré, a Prefeitura confirmou a implantação de uma mini-rotatória no cruzamento das ruas Liberdade com Frei Vital. O serviço será inciado no primeiro semestre de 2014. Foi anunciado também o projeto de abertura do canteiro central da avenida Pedro Lessa, no final da rua Castro Alves, no Embaré. O objetivo é faciltar o tráfego de veículos no entorno e dar mais uma opção para os motoristas.
Opiniões
O aposentado Joel Máximo da Cunha, 79 anos, afirmou que as obras irão melhorar ainda mais a qualidade de vida dos moradores. "Não só do meu bairro, o Embaré, mas dos outros também porque as obras se completam". Já a pensionista Ordália de Jesus Nogueira, 67 anos, moradora da Ponta da Praia, gostou dos anúncios, principalmente nas áreas da Saúde e Segurança. "Duas novas policlínicas e a reforma do PS da Zona Leste vão melhorar o atendimento, principalmente para nós, idosos. Acredito também que as câmeras vão nos dar um pouco mais de segurança e tranquilidade".
Continua depois da publicidade