Tucano acompanha enterros em cemitério do litoral / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
Uma cena inusitada vem acontecendo no Cemitério da Areia Branca, na Zona Noroeste de Santos. Com suas cores vibrantes e presença constante, um tucano tem acompanhado os enterros no local, trazendo conforto às famílias enlutadas.
Em um vídeo registrado pela coordenadora dos cemitérios de Santos, Elen Miranda, e compartilhado pelo vereador Benedito Furtado, a ave observa atentamente um funcionário cimentando uma lápide.
Continua depois da publicidade
Pertencentes à família Ramphastidae, os tucanos vivem nas florestas tropicais da América Central e América do Sul. Essa família inclui cinco gêneros e mais de 40 espécies diferentes.
Seus bicos, notavelmente grandes e coloridos, têm a função de termorregulação, ajudando as espécies que passam muito tempo na copa da floresta, expostas ao calor do sol tropical.
Continua depois da publicidade
Além disso, os tucanos são aves arborícolas restritas aos neotrópicos, sendo encontrados desde o México até o Brasil. Algumas espécies habitam florestas tropicais úmidas de baixa altitude, enquanto outras vivem em bosques mais temperados, em cordilheiras e a altitudes de até 3.000 metros.