Continua depois da publicidade
Vendendo pastéis e caldo de cana na primeira edição do Estação Inverno - Vila Junina, os representantes da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) de Praia Grande pretendem reforçar o orçamento. A entidade é umas das 23 que integram o evento promovido pela Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) em parceira com a Secretaria de Governo (Seg), e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde Pública (Sesap), Trânsito (Setran), Obras Públicas (Seop), e Assuntos de Segurança Publica (Seasp) e da Subsecretaria de Ações de Cidadania. A festa acontece no Espaço de Eventos Jair Rodrigues, localizado no Bairro Quietude, sexta, sábado e domingo, a partir das 19 horas até meia-noite.
O evento, assim como a construção do galpão no Bairro Quietude, integra o plano de metas Avança PG, que estabelece ações em diversas áreas para o triênio 2014-2016. O Estação Inverno agrega o projeto que teve início em 2012, com a Estação Verão, e oferece opções de lazer, com shows de bandas regionais para toda população e turistas, gratuitamente.
As 21 entidades não governamentais que integram o Vila Junina estão cadastradas na Subsecretaria de Ações de Cidadania de Praia Grande e foram selecionadas pelo Edital de Chamamento da Sectur. A Apae ficou responsável por duas tendas que são reservadas a produção de pastéis e caldo de cana, e também a venda de bebidas.
Continua depois da publicidade
Atualmente a entidade atende 82 assistidos que realizam diversas atividades. A Apae PG foi inaugurada há 10 anos na Cidade e há seis anos está em prédio próprio no Quietude. Os representantes da Apae pretendem chegar, até o final do ano, ao número de 100 assistidos.
O Subsecretário de Ações de Cidadania, Claudino Pacheco Filho, o Tico, informou que as entidades beneficentes cadastradas na Prefeitura tem a oportunidade de participar de eventos promovidos pela Administração Pública Municipal. “Esse é um dos momentos em que as entidades veem a importância de estarem cadastradas na Subsecretaria. Elas podem participar de várias parcerias entre a Prefeitura de Praia Grande e o Terceiro Setor, no qual as instituições podem apresentar seu trabalho aos praia-grandenses.”
Para o presidente da Apae de Praia Grande, Paulo Rogério Geiger, a festa vai ajudar no orçamento da entidade. “O valor que estamos arrecadando no evento vem somar as outras fontes e vai ser um valor expressivo, que vai auxiliar bastante, uma vez que nós contamos com as contribuições de voluntários como nossa fonte de renda. Entendemos que esse tipo de evento é bastante transparente, mostrando a população que as entidades que estão ali passaram por um processo de escolha. Essa união do Governo com as entidades torna o evento um grande sucesso na região”.
Continua depois da publicidade
Destaque - Um dos destaques da barraca vem sendo o trabalho realizado pelos assistidos da unidade. Segundo Geiger, essa é uma forma de mostrar a sociedade que os deficientes intelectuais podem realizar vários trabalhos e assim, romper muitos tipos de preconceitos.