A ação contou com o apoio de moradores da RDS Barra do Una, Fundação Florestal, Defesa Civil e Departamento de Obras da Prefeitura Municipal de Peruibe / Divulgação
Continua depois da publicidade
A vila de Barra do Ua, em Peruíbe, recebeu um mutirão para proteção da vegetação de restinga que tem sofrido com os impactos da erosão costeira e avanço do mar.
De acordo com o divulgado nas redes sociais, a estrutura implementada segue modelos de Soluções baseadas na Natureza, com foco em áreas costeiras, a partir de uma estrutura permeável, feita com uso de materiais vegetais que encostam nas praias, e também daqueles provenientes de erradicação de espécies vegetais exóticas, com o intuito de estabilizar o solo e diminuir a energia das marés na vegetação nativa.
Continua depois da publicidade
A ação contou com o apoio de moradores da RDS Barra do Una, Fundação Florestal, Defesa Civil e Departamento de Obras da Prefeitura Municipal de Peruibe.
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que as restingas possuem um papel importante para estabilização das dunas e proteção das áreas costeiras contra ação erosiva dos ventos e das marés.
De acordo com o divulgado no Instagram do mosaico jureia, será necessário o monitoramento e manutenção da estrutura para avaliar sua efetividade diante das dinâmicas de marés.