Cotidiano

VÍDEO: Neblina fortíssima 'engole' cidades do litoral de SP; entenda o fenômeno

Em Santos, por exemplo, os prédios da Orla da Praia desapareceram quase que totalmente

Da Reportagem

Publicado em 28/07/2024 às 20:00

Compartilhe:

Em Santos, os prédios da Orla da Praia desapareceram / Pedro Henrique Fonseca/DL

Uma forte neblina 'engoliu' diversas cidades do litoral de São Paulo neste domingo (28). Em imagens publicadas nas redes sociais, internautas registraram a força do fenômeno natural. Os relatos vêm de quase todos os municípios. Há vídeos de Santos, São Vicente, Guarujá, entre outros.

Em Santos, por exemplo, os prédios da Orla da Praia desapareceram quase que totalmente.

Não é a primeira vez que isso acontece na Baixada Santista neste ano, em abril, as cidades amanheceram quase totalmente encobertos pela neblina.

O que causa a neblina?

A neblina – ou nevoeiro – é a formação de nuvens em proximidade com o solo por intermédio da condensação da água presente na atmosfera em forma de umidade. Por definição, só pode ser considerada neblina quando a visibilidade horizontal é prejudicada em uma distância de até 1000 metros.

A condensação (ou liquefação) é a transformação da matéria do estado gasoso para o estado líquido.

Portanto, podemos concluir que a neblina se forma quando a temperatura do ar é baixa o suficiente para tornar líquido o vapor d'água.

Para isso acontecer, claro, é necessário que o ambiente esteja muito úmido, ou seja, com uma grande quantidade de gotículas de água suspensas no ar.

Veja vídeo:

Frente fria chegando

A chegada de uma frente fria vai mudar o tempo na Baixada Santista à partir do meio da tarde desta segunda, dia 29, com ventos de até 80 km/h e chuva. As informações são de um compilado feito no The Weather Channel, Climatempo e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta segunda, dia 29, o dia amanhece com sol entre muitas nuvens e períodos de nublado total. Após às 15h a frente fria chega e, com ela, ventos de até 80 km/h, que podem ocorrer entre às 15h e às 23h. O tempo passa a ficar chuvoso, com pancadas caindo a qualquer hora. As máximas não passam dos 22º C e a mínima fica nos 18º C.

Já na terça-feira, dia 30, o tempo ficará fechado e chuvoso, com probabilidade de pancadas leves a moderadas a qualquer hora do dia ou da noite. As máximas não passam dos 21º C e a mínima chega aos 17º C, com sensação térmica de 15º C na madrugada.

Na quarta, dia 31, a frente fria vai embora e o céu fica parcialmente nublado pela manhã, com aberturas de sol durante a tarde. As temperaturas são iguais ao dia anterior. Não chove.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça a cidade que fica entre SP e o litoral e é considerada 'refúgio natural'

Inserida nas serras do Mar e do Itatins, o município está em uma região de transição com vegetação de mata tropical úmida de encosta

Diário Mais

Litoral brasileiro tem praia calma com o melhor da gastronomia e opções de hospedagem

A tranquilidade é o adjetivo perfeito para definir o local. Sua faixa de areia branca e fina é extensa e não tem tanto movimento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter