Cotidiano

VÍDEO: Neblina fortíssima 'engole' cidades do litoral de SP; entenda o fenômeno

Em Santos, por exemplo, os prédios da Orla da Praia desapareceram quase que totalmente

Da Reportagem

Publicado em 28/07/2024 às 20:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Em Santos, os prédios da Orla da Praia desapareceram / Pedro Henrique Fonseca/DL

Continua depois da publicidade

Uma forte neblina 'engoliu' diversas cidades do litoral de São Paulo neste domingo (28). Em imagens publicadas nas redes sociais, internautas registraram a força do fenômeno natural. Os relatos vêm de quase todos os municípios. Há vídeos de Santos, São Vicente, Guarujá, entre outros.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em Santos, por exemplo, os prédios da Orla da Praia desapareceram quase que totalmente.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Chegada de frente fria traz ventos de até 80 km/h e chuva ao litoral de SP

• Meteorologista explica porque a Baixada amanheceu encoberta pela neblina; entenda

Não é a primeira vez que isso acontece na Baixada Santista neste ano, em abril, as cidades amanheceram quase totalmente encobertos pela neblina.

O que causa a neblina?

A neblina – ou nevoeiro – é a formação de nuvens em proximidade com o solo por intermédio da condensação da água presente na atmosfera em forma de umidade. Por definição, só pode ser considerada neblina quando a visibilidade horizontal é prejudicada em uma distância de até 1000 metros.

Continua depois da publicidade

A condensação (ou liquefação) é a transformação da matéria do estado gasoso para o estado líquido.

Portanto, podemos concluir que a neblina se forma quando a temperatura do ar é baixa o suficiente para tornar líquido o vapor d'água.

Para isso acontecer, claro, é necessário que o ambiente esteja muito úmido, ou seja, com uma grande quantidade de gotículas de água suspensas no ar.

Continua depois da publicidade

Veja vídeo:

Frente fria chegando

A chegada de uma frente fria vai mudar o tempo na Baixada Santista à partir do meio da tarde desta segunda, dia 29, com ventos de até 80 km/h e chuva. As informações são de um compilado feito no The Weather Channel, Climatempo e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Continua depois da publicidade

Nesta segunda, dia 29, o dia amanhece com sol entre muitas nuvens e períodos de nublado total. Após às 15h a frente fria chega e, com ela, ventos de até 80 km/h, que podem ocorrer entre às 15h e às 23h. O tempo passa a ficar chuvoso, com pancadas caindo a qualquer hora. As máximas não passam dos 22º C e a mínima fica nos 18º C.

Já na terça-feira, dia 30, o tempo ficará fechado e chuvoso, com probabilidade de pancadas leves a moderadas a qualquer hora do dia ou da noite. As máximas não passam dos 21º C e a mínima chega aos 17º C, com sensação térmica de 15º C na madrugada.

Na quarta, dia 31, a frente fria vai embora e o céu fica parcialmente nublado pela manhã, com aberturas de sol durante a tarde. As temperaturas são iguais ao dia anterior. Não chove.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software