Cotidiano

Vicentinho quer melhorar acessos ao Porto de Santos

Em visita à redação, ele revelou que também propôs fim de motoristas exercendo a função de cobradores

Publicado em 31/07/2014 às 10:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), disse ontem que está na expectativa de que a Câmara dos Deputados aprove, ainda este ano, o projeto de lei de sua autoria que assegura que 5% das riquezas geradas nos portos e áreas adjacentes sejam destinadas à manutenção das vias urbanas. Líder da bancada do partido no Congresso, ele visitou ontem o Diário do Litoral (DL), durante sua passagem por Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Seria uma espécie de ‘royaltie’. “Ainda não existe previsão para ser votado, mas acredito que a proposta será muito interessante para cidades como a de Santos, em que os transportes de cargas causam desgastes em ruas e avenidas”, afirma o deputado, que é autor de mais de 100 projetos de lei, como o que prevê adicional de insalubridade para os catadores de lixo urbano.      

Ele informou também que é autor de outra proposta, já aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que proíbe as concessionárias de transporte urbano de exigir que os motoristas de ônibus exerçam simultaneamente a função de cobrador, como acontece em Santos e região. “Já foi aprovada na Comissão do Trabalho e na de Constituição e Justiça. Em Guarulhos, 2.109 cobradores serão contratados”.

Deputado deseja que motoristas parem de exercer a função de cobrador (Foto: Matheus Tagé/DL)

Continua depois da publicidade

O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público ao projeto de lei (PL 2163/03), de sua autoria, que incluía as concessionárias de transporte interurbano na regra. O substitutivo restringe a proibição aos ônibus urbanos, em regiões metropolitanas. ”Também sou autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 33) que prevê adicional noturno a policiais, que está pronta para ir a plenário”, salienta.

O deputado também disse estar empenhado na aprovação de outro projeto que regulamenta a terceirização no País. “Ele vai evitar a precarização do trabalho e fazer com estados e municípios fiquem mais atentos a esse tipo de contratação”, reafirmando seu compromisso na luta por direitos humanos e igualdades social e racial.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software