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A primeira viagem teste do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) será já em agosto próximo e as operações começam em março de 2015. A previsão é do presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, que esteve ontem recebendo os primeiros três módulos da primeira composição, que irá operar na Baixada Santista.
Os módulos desembarcaram no Terminal da Deicmar, no Porto de Santos, às 7h20, e estão sendo desembaraçados para liberação. Eles estarão em São Vicente na próxima segunda-feira, dia 26.
“Vamos começar a planejar o período de testes de equipamentos, que seguirá três etapas: o estático (para averiguação dos sistemas elétricos); o dinâmico (aceleração e frenagem) e por último o teste de integração, que envolve comunicação com as estações e demais equipamentos. Nossa primeira viagem teste, com cidadãos da Baixada, deverá ser em agosto”, disse o presidente.
O VLT começará ligando as cidades de São Vicente e Santos em um trajeto aproximado de 30 minutos. São ao todo 22 composições. As duas próximas já estão prontas e serão entregues, segundo Lopes, em outubro e dezembro respectivamente. Outras seis serão montadas no Brasil, na Cidade de Três Rios (RJ), totalizando nove composições no primeiro lote.
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As demais 13 composições também serão montadas no País. Cada composição é formada por sete vagões (incluindo a locomotiva), tem 44 metros de comprimento, com 14 portas e capacidade para 400 passageiros (72 sentados). Serão 220 mil pessoas por dia entre em um trecho de 11 quilômetros entre a Ponte dos Barreiros (São Vicente) e o Porto de Santos. O tempo de espera será de três a cinco minutos. Os primeiros testes do novo sistema de transporte começam em junho.
Conforme disse ontem Lopes, a primeira estação em São Vicente, na Vila Valença, está 70% construída. “Boa parte está debaixo da terra. Para o mês que vem (junho) deverão ficar prontos o trajeto do Viaduto da Avenida Antônio Emmerich e o Túnel do José Menino. Também devamos concluir seis estações das 14 estações – cinco em São Vicente e uma em Santos. Nessa última cidade, são 11 pontes sobre os canais, que vai depender de tratativas com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no sentido de minimizar o impacto com o trânsito. A expectativa que em dezembro esteja tudo montado”.
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Histórico
Até agosto de 2015 serão recebidas todas as composições, somando 66 carros. Cada VLT tem 2,65 metros de largura por 44 metros de comprimento, velocidade média de 25 quilômetros por hora, ar condicionado e piso que facilita a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção. O investimento total é estimado em mais de R$ 1 bilhão na compra dos equipamentos, infraestrutura, execução e manutenção do sistema.
A obra é parte da reestruturação do transporte público da Baixada Santista e interligará os nove municípios, com previsão de benefícios a toda a população metropolitana da região, estimada em 1,9 milhão de habitantes. O VLT vai funcionar das 5 da manhã à meia-noite. A manutenção será feita no intervalo desse período. Cada composição alcança até 70 quilômetros por hora, mas para operar na cidade, a velocidade será limitada a 50 quilômetros por hora. O tempo de espera será entre três e cinco minutos.
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