Cotidiano
Em reunião com integrantes do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), nessa terça-feira (10/12), o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, anunciou a conclusão dos trâmites
A construção de um novo acesso na "Curva do S" é uma reivindicação antiga da parlamentar do PL, Rosana Valle / Divulgação
Continua depois da publicidade
A duplicação do viaduto da “Curva S” finalmente teve confirmação. A rodovia, chamada oficialmente de Avenida Maria Fernandes Stivaleti, fica na cidade de Praia Grande.
Em reunião com integrantes do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), nessa terça-feira (10/12), o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, anunciou a conclusão dos trâmites burocráticos para a execução da obra e o breve início das intervenções.
Continua depois da publicidade
Há décadas, a “Curva do S” é motivo de transtornos por parte dos moradores da Praia Grande, bem como para outros municípios do Litoral Sul e do Vale do Ribeira. Devido ao fluxo crescente de veículos, a região é conhecida por congestionamentos diários.
A construção de um novo acesso na “Curva do S” é uma reivindicação antiga da parlamentar do PL, Rosana Valle. Desde 2021, já em seu primeiro mandato, Rosana busca, junto ao Palácio dos Bandeirantes, a agências reguladoras e a concessionárias uma solução estrutural para acabar de uma vez por todas com o gargalo logístico em Praia Grande.
Continua depois da publicidade
O anúncio de Benini quanto ao fim das tratativas burocráticas e o encaminhamento para o início das intervenções vai ao encontro da articulação da deputada federal com o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que, já no ano passado, deu “sinal verde” para que a obra fosse executada pela Ecovias:
“Durante os últimos anos, fizemos inúmeras reuniões para resolver essa demanda tão importante para a região. O atual viaduto, do jeito que está, com a pista de acesso afunilada, castiga, duramente, a população de Praia Grande, de Mongaguá-SP, de Itanhaém-SP e de Peruíbe-SP”, lista a congressista.
Rosana acredita que, com o anúncio por parte do Estado bandeirante que dá conta que as obras terão início muito em breve, resta à ela, na qualidade de parlamentar, acompanhar de perto o andamento dos trabalhos até a entrega final da duplicação:
Continua depois da publicidade
“Muitos moradores que precisam se deslocar para São Vicente-SP e Santos-SP, por exemplo, em horários de pico, tanto na ida como na volta, ficam ‘presos’ em filas intermináveis e que atrasam seus compromissos. Algo tinha que ser feito, e logo”.
Com a duplicação entregue, a expectativa é minimizar os impactos nos bairros ao redor do viaduto e melhorar a fluidez do trânsito. Além de alargado, o viaduto vai abarcar uma alça de acesso para bairros estratégicos de Praia Grande, como Esmeralda e Ribeirópolis.
Uma passarela próxima ao local também deverá ser ampliada, aumentando, assim, a segurança de pedestres que cruzam a via. Outro detalhe é que o novo viaduto contará com rede de monitoramento por câmeras conectada a um sistema integrado com a Ecovias e a Prefeitura de Praia Grande:
Continua depois da publicidade
“O crescimento populacional e de veículos reforçaram a necessidade de modernização no trecho que engloba a ‘Curva do S’, considerada, não de hoje, importante rota logística de ligação com a capital paulista e com outras cidades. Praia Grande recebe mais de 10 mil novos habitantes por ano, e todo este nosso trabalho garante melhores condições de tráfego e de qualidade de vida para todos”, considera Rosana.