Continua depois da publicidade
Neste domingo, dia 5 de maio, a partir das 8h, a Secretaria de Portos (SEP) representada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), entregará ao tráfego, para uso operacional, o viaduto e acessos da Avenida Perimetral do Guarujá. O elevado faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foi executado para agilizar o fluxo de cargas na região. O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino pôde vistoriar a obra em sua última ida à Santos, no dia 30, e anunciou a abertura para o domingo.
O novo acesso vai racionalizar e dar fluidez de tráfego aos veículos de carga em trânsito pela região portuária, com a implantação de novo circuito de acesso e saída, eliminando um dos principais gargalos na região, representado pelo cruzamento em nível do atual sistema rodoferroviário. O novo viaduto conta com 3 faixas de entrada e 2 de saída e, de imediato, será liberada uma faixa da avenida Santos Dumont que estava interditada devido à obra, melhorando o tráfego urbano na região.
O viaduto de acesso ao Porto direciona o fluxo até uma rotatória de acesso aos terminais, e o de saída recebe os fluxo procedente dessas instalações para a rua Idalino Pines (rua do Adubo).
A CODESP está distribuindo folheto explicativo (em anexo) com as alterações no trânsito devido à nova configuração no local aos caminhoneiros e à comunidade do Guarujá. Todos os acessos estarão devidamente sinalizados.
A Guarda Portuária reforçará seu efetivo no local para ampliar orientações nesse primeiro momento.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade