Cotidiano
Enquanto as vendas a prazo recuaram 7,2%, no caso dos pagamentos à vista houve retração de 9,8%. No acumulado do ano, o varejo da capital paulista já acumula baixa de 4,7%
Continua depois da publicidade
As vendas no varejo paulistano tiveram queda anual de 8,5% em agosto, segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Enquanto as vendas a prazo recuaram 7,2%, no caso dos pagamentos à vista houve retração de 9,8%. No acumulado do ano, o varejo da capital paulista já acumula baixa de 4,7%.
"É um resultado preocupante. Vemos claramente que o Brasil está em recessão, o que desaconselha qualquer alta de juros, assim como aumento ou criação de impostos, sob pena de aprofundar ainda mais a crise", diz Alencar Burti, presidente da ACSP.
Já o indicador de registro de inadimplentes registrou retração de 7,8% em agosto na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a ACSP, o resultado significa que menos pessoas estão no vermelho, mas isso acontece porque elas estão comprando menos, em função da conjuntura desfavorável e da concessão mais rigorosa de crédito.
Por sua vez, o indicador de recuperação de crédito, que indica a capacidade dos consumidores de quitar ou renegociar seus débitos recuou 12,1% em agosto. "Embora a inadimplência esteja sob controle, vê-se uma propensão a alta, em razão do aumento do desemprego", analisa Burti.
Continua depois da publicidade