Continua depois da publicidade
As vendas de automóveis na China subiram 9,9% em 2014, informou nesta segunda-feira a associação de montadoras do país, a CAAM (China Association of Automobile Manufacturers). O resultado foi considerado significativo pelo mercado, mas representa uma desaceleração em relação ao desempenho de 2013, quando houve um aumento de 16% ante o ano anterior.
Os dados referem-se somente aos chamados carros de passeio, que incluem sedãs, utilitários esportivos e minivans. No total, foram 19,7 milhões de unidades vendidas em 2014.
Continua depois da publicidade
Em dezembro, as montadoras venderam para as concessionários um recorde de 2,06 milhões de automóveis, uma alta de 16% ante igual mês de 2013. Segundo analistas, se as vendas para o consumidor final têm desacelerado, isto significa que os estoques têm aumentado nas concessionárias. A desaceleração na venda final e a elevação dos estoques reforçam o cenário de incerteza que ronda o país do maior mercado de automóveis do mundo.
Nas projeções da associação de montadoras, a demanda por novos carros deve continuar em queda. A expectativa é de que as vendas subam 8% em 2015, para 21,25 milhões de veículos de passeio. Levando em consideração todos os tipos de veículos, o aumento deverá ser de 7%, para 25,13 milhões de unidades, prevê a CAAM. De acordo com analistas do setor, a diminuição da demanda é resultado de uma combinação entre a desaceleração da economia como um todo e um maior número de restrições a carros nas cidades, em função de problemas climáticos e de mobilidade.
Continua depois da publicidade