Cotidiano

Velocidade máxima no trecho de serra da Via Anchieta será uniformizada

A partir de amanhã (11), motoristas que seguem para o Litoral serão orientados a trafegar a 50 km/h do km 40 ao km 52

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/09/2013 às 19:39

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A velocidade da descida da serra da Via Anchieta será reduzida de 60 km/h para 50 km/h do km 48 ao km 52 a partir de amanhã, dia 11 de setembro. Dessa forma, o motorista que segue na direção da Baixada Santista deverá trafegar com a mesma velocidade em todo o trecho de maior declividade – do km 40 ao km 52. A medida vale tanto para veículos comerciais, como para carros de passeio.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O objetivo da uniformização é reduzir os riscos de acidentes causados pelo aumento da velocidade e pela falsa sensação de término da serra. Embora o número de acidentes tenha diminuído no trecho onde ocorrerá a mudança – passou de 81 nos oito primeiros meses de 2012 para 72 no mesmo período de 2013 – o número de caminhões envolvidos nas ocorrências aumentou – foram 61 em 2012 contra 79 nesse ano.

A velocidade máxima no trecho de serra da Via Anchieta será uniformizada (Foto: Divulgação)

Para que os motoristas se habituem ao novo limite, haverá um período educativo, sem cobrança de multa, até o dia 30 de setembro. A partir de 1º de outubro, os usuários que passarem pelo local a mais de 50 km/h poderão ser multados pela lombada eletrônica e radar fixo existente no trecho ou por agentes da Polícia Militar Rodoviária. A alteração será comunicada a partir da próxima semana por meio de faixas, placas de regulamentação e painéis eletrônicos de mensagem.

Continua depois da publicidade

A mudança foi solicitada pela Ecovias e aprovada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e pela ARTESP (Agência Reguladora de Transportes do Estado).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software