Cotidiano

Velocidade da banda larga no Brasil ficou 31% mais rápida

Média da velocidade de conexão à internet em banda larga fixa chegou a 8,9 Mbps em setembro deste ano

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 19/11/2013 às 21:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A velocidade da conexão à internet em banda larga no Brasil cresceu 31% de setembro do ano passado a setembro deste ano. Hoje, a velocidade média da banda larga fixa no País é de 8,9 Mbps, segundo dados da consultoria NetIndex. Se considerarmos os últimos três anos, a velocidade mais que dobrou, subindo de 4,4 Mbps para 8,9 Mbps. E desde 2009, a conexão em banda larga ficou três vezes mais rápida.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Essa evolução é resultado da melhoria nos três eixos que têm forte influência na velocidade da rede como um todo:  Em primeiro lugar, ficou mais barato o acesso à banda larga em altas velocidades – as operadoras oferecem cada vez mais banda pelo mesmo valor a seus clientes;  em segundo, cresceram os investimentos em infraestrutura feitos pelas prestadoras de telecomunicações, que no primeiro semestre deste ano somaram R$ 11,2 bilhões; e finalmente, os dispositivos dos usuários (microcomputadores, tablets, smartphones) estão mais velozes, com sistemas operacionais com melhor desempenho.

A velocidade da conexão à internet em banda larga no Brasil cresceu 31% (Foto: Divulgação)

A expansão da banda larga no Brasil permitiu que o País alcançasse em setembro deste ano 117,8 milhões de acessos em banda larga. Desse total, 21,5 milhões são pela banda larga fixa e 96,3  milhões pela banda larga móvel. A conexão móvel em 3G chega a 3.463 municípios e a nova tecnologia de quarta geração (4G), que permite a conexão em velocidades dez vezes mais rápidas que a de 3G, já está em 66 cidades, com 553 mil acessos.

A velocidade da banda larga fixa também tem sido comprovada pela Anatel nas medições mensais divulgadas pelo órgão regulador. De acordo com os dados de setembro, as prestadoras estão entregando ao cliente uma velocidade média da banda larga fixa que varia entre 80% e 103% do que foi contratado, acima inclusive da nova meta de 70%, definida pela agência.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software