Cotidiano

Veja como será a construção do 1º túnel imerso do País, que ligará Santos e Guarujá

Edital foi divulgado nesta quinta-feira (27), pelo Governador Tarcísio de Freitas e o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva

Gabriel Fernandes

Publicado em 27/02/2025 às 13:30

Atualizado em 27/02/2025 às 14:34

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Túnel submerso ligará Santos e Guarujá / Governo do Estado de SP/Divulgação

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O Governador Tarcísio de Freitas e o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participaram nesta quinta-feira (27), do lançamento do edital de concessão do Túnel Santos-Guarujá, que será o primeiro imerso do país e terá 870 metros de comprimento, instalado embaixo do mar para ligar ambos os municípios. 

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Com um investimento estimado de R$ 6 bilhões, divididos entre o Governo do Estado, Federal e a iniciativa privada, que será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel.

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A profundidade será de 21 metros e o projeto tem como intuito diminuir a antiga demanda da população, para reduzir o tempo de deslocamento entre as duas áreas urbanas. Atualmente a travessia é feita por balsa ou por cerca de 40 km de rodovia. 

Diariamente passam pelo local cerca de 21 mil veículos diariamente, entre as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias) e as balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

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Ligações

O trecho ligará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. O estudo de mobilidade do projeto concluiu que a localização mais adequada do túnel é no centro do canal, atendendo as necessidades da região.

Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área para circulação de ciclistas, pedestres instaladas entre as seis vias de pista (com três faixas por sentido), com uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O tempo de duração para a travessia entre os municípios será menos de 2 minutos.

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A estrutura será composta por seis módulos de concreto pré-moldados que serão concebidos em uma doca seca. Em seguida, eles serão mergulhados na água para o teste de vedação e impermeabilidade. Após a conclusão, elas serão transportadas por flutuação até o local onde o túnel será instalado.

Ilustração sobre como poderá ser a entrada/saída do túnelGoverno de SP/Reprodução

Etapas das Obras

Preparação do Solo

A primeira etapa é a preparação do canal onde o túnel será instalado. Uma trincheira será cavada no local para abrigar os módulos que formarão a estrutura. Também serão instaladas placas de concreto na vala para suportar os elementos do túnel.

Construção

O túnel contará com peças de concreto construídas em uma doca seca, de preferência próxima ao local onde ficará o túnel. Os elementos contarão com piscinas provisórias em seu interior, que farão com que a estrutura não afunda na água em um primeiro momento.

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Transporte

Quando as peças ficarem prontas, elas passarão por testes de vedação e impermeabilidade, em seguida a doca será inundada. Devido às piscinas provisórias, os elementos irão flutuar para, desta forma, serem transportados por rebocadores para o local onde o túnel ficará.

Posicionamento 

Os elementos serão fixados em pontes flutuantes e posicionados por sistemas eletrônicos no ponto exato onde devem ser imersos.

Imersão 

A água presente nas piscinas provisórias do interior dos módulos é bombeada, fazendo submergir lentamente os elementos do túnel. Esse processo é monitorado por sensores.

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Ligação dos elementos

Por intermédio de guinchos hidráulicos, os elementos são aproximados, até o contato entre eles.

Acoplagem

A união final dos módulos de túnel contíguos é feita pela diferença de pressão atmosférica no interior do elemento já posicionado e a pressão que a água exerce no novo elemento.

Nivelamento

Em uma das extremidades do elemento, vão ser ancorados macacos hidráulicos, que movimentam pinos de ação para nivelar o módulo. Os pinos são soldados e os macacos hidráulicos, retirados. Na sequência, é injetada areia na base, formando uma "cama" para assentar o elemento de túnel.

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Proteção

Na finalização, uma camada de pedras será utilizada para recobrir e proteger o túnel contra impactos de embarcações e o enganchamento de âncoras soltas.

Veja o vídeo explicando como será o processo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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