Cotidiano
Desde o dia 09 o VLT passa por testes onde são realizados procedimentos necessários para que esteja apto e adequado a operar com segurança
Testes foram realizados na madrugada desta sexta, dia 20 / Divulgação/EMTU
Continua depois da publicidade
Na madrugada desta sexta-feira, 20 de setembro, foi iniciada mais uma etapa de testes na Linha 2 do VLT, com a passagem da composição por todo o trecho, desde a conexão da Linha 1, no cruzamento da rua Campos Melo x Avenida Afonso Pena, percorrendo os 8km, na área central de Santos.
As atividades de homologação da infraestrutura aconteceram entre 0h e 4h desta sexta-feira e atenderam os gabaritos analisados de via permanente e eletrificação. O projeto continuará passando por testes para que adaptações necessárias sejam feitas para garantir a perfeita operação do modal.
Continua depois da publicidade
Desde o dia 09/09, o VLT passa por testes onde são realizados procedimentos necessários para que esteja apto e adequado a operar com segurança. Ao longo do percurso, estão sendo executadas atividades de validação de redes aéreas e de via permanente por onde passará o VLT.
Na primeira etapa de validação da via permanente as equipes técnicas executaram passagem de equipamento que simulou as dimensões do VLT, carregamento dos trens com materiais que reproduziram o peso dos passageiros, monitorando a medição de ruídos e vibração.
Continua depois da publicidade
O segundo trecho do VLT contará com 8 km de percurso e 12 pontos de embarque e desembarque, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro histórico do Valongo a partir da Estação Conselheiro Nébias. O trajeto, que tem recebido revitalização e melhorias de infraestrutura, será uma importante opção de deslocamento entre os bairros e o centro, com estações próximas a locais de interesse público como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.
Os VLTs proporcionarão um transporte confortável, seguro, elétrico, silencioso, rápido e não poluente a cerca de 35 mil passageiros por dia da Baixada Santista, contribuindo também para a melhoria do trânsito na região central. Somando os 11,5 km da primeira fase em operação (Barreiros-Porto) com o segundo trecho (Conselheiro Nebias-Valongo), serão 19,5km de trajeto.
As obras do VLT estão em fase de conclusão e o andamento dos serviços finais segue simultaneamente aos testes de validação.
Continua depois da publicidade
Estão avançando trabalhos finais de pavimentação, ajustes da rede aérea, reparos, acabamentos, instalação de pisos e vidros nas estações e atividades complementares. Parte das estações já recebeu identidade visual, mapas indicativos da linha e arredores, placas de sinalização interna e itens de mobiliário, como bancos para os passageiros.
No cruzamento da rua João Pessoa com a Avenida Conselheiro Nébias foram finalizados os serviços de via permanente e no momento seguem as atividades de rede de drenagem. Está prevista, ainda, a interdição em meia pista do cruzamento da Avenida Conselheiro Nébias com a Rua Bittencourt para ligação de redes de drenagem, com data de início a ser definida a depender das condições climáticas na região, que podem interferir no andamento dos trabalhos.
As interdições e atividades nas vias são estudadas diariamente com a Prefeitura de Santos, determinadas e monitoradas pela CET e informadas à população de diversas formas, como presencial com panfletos, por whatsapp, no site vltsantos.com.br, no diário oficial do município e pela imprensa.
Continua depois da publicidade
*Com informações da EMTU