Cotidiano

Veja as cidades do litoral de SP que elegeram prefeitos no primeiro turno

No último domingo (6), seis dos nove municípios da Baixada Santista elegeram os prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos

Ana Clara Durazzo

Publicado em 07/10/2024 às 10:01

Atualizado em 07/10/2024 às 10:40

Compartilhe:

Em Santos, após 20 anos, a cidade volta a ter segundo turno nas eleições municipais / Divulgação/TSE

No último domingo (6), seis dos nove municípios da Baixada Santista elegeram os prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos no primeiro turno. 

Enquanto São Vicente e Itanhaém reelegeram os atuais mandatários, Cubatão, Praia Grande e Peruíbe renovaram os chefes do Executivo. 

Em Santos e Guarujá, a eleição foi para o segundo turno e em Mongaguá, o candidato mais votado, Paulo Wiazowski teve sua situação anulada sub judice pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Santos

Após 20 anos, a cidade volta a ter segundo turno nas eleições municipais. Rogério Santos venceu Rosana Valle por uma diferença de 1.499 votos. A candidata liderava a apuração, até que nos últimos instantes o republicano virou, com 43,29% dos votos.

Guarujá

O ex-prefeito Farid Madi e o vereador Raphael Vitiello disputam o segundo turno das eleições no próximo dia 27. Enquanto Madi obteve 42,54% dos votos, Vitiello ficou com 25,49%.

São Vicente

Com 87,60% dos votos válidos, Kayo Amado foi reeleito prefeito com 147.382. O candidato bateu recorde e se tornou o prefeito mais votado do Litoral de São Paulo.

Praia Grande

Em Praia Grande, Alberto Mourão foi eleito pela sexta vez na cidade. O emedebista alcançou 64,66% dos votos válidos. O novo mandato de Mourão vai de 2025 a 2028 e ele assume o cargo que havia transmitido, há quatro anos, para Raquel Chini.

Cubatão

César Nascimento foi eleito prefeito em Cubatão. O candidato era apoiado pelo atual prefeito Ademário Oliveira e obteve 40,47% dos votos válidos.

Nascimento é vereador e conclui seu terceiro mandato na Câmara.

Bertioga

Marcelo Vilares foi eleito em Bertioga, com 68,48% dos votos válidos. O candidato é vice-prefeito pelo segundo mandato consecutivo e possui longa relação política com o atual prefeito Caio Matheus, que não pode disputar a reeleição.

Itanhaém

Tiago Cervantes foi reeleito prefeito em Itanhaém, com 18.035 votos.

Peruíbe

Com 35,48% dos votos válidos, Felipe Bernardo foi eleito prefeito de Peruíbe. Concorrendo pela primeira vez, o candidato obteve 35,48% dos votos válidos.

Mongaguá

Apesar de ser o mais votado, com 42,2%, Paulo Wiazowski não foi eleito. O Tribunal Superior Eleitoral anulou sua candidatura sub judice e não declarou vencedor para a Prefeitura de Mongaguá.

Em 2023, os vereadores da cidade, em movimento político, rejeitaram as contas de 2012 de Paulo, no momento em que ele se declarou candidato. A partir disso, os adversários dele entraram com um pedido de indeferimento de sua candidatura.

Apesar do julgamento ainda não ter terminado, todos os votos serão computados pela Justiça Eleitoral.

A situação do registro de Paulo é 'indeferida com recurso', mas ainda há recurso pendente de julgamento.

Apesar dos votos dados a ele estarem 'anulados sub judice', caso haja decisão que defira os registros, seus votos serão validados. Caso haja decisão definitiva confirmando o indeferimento dos registros, os votos serão anulados.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Santos, a cidade com mais mulheres no Brasil, elege apenas duas para a Câmara

A Câmara perdeu uma cadeira feminina entre as 21 disponíveis, revelando uma leve queda na representação política das mulheres

Cotidiano

Com 750 vagas abertas, concursos pagam até R$ 30 mil no litoral e em SP; veja cargos

Há oportunidades em Santos, Praia Grande, Mongaguá e no Vale do Ribeira

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter