Continua depois da publicidade
Os cemitérios municipais da Filosofia, Paquetá e Areia Branca, já contam com três veículos elétricos para transportar as urnas mortuárias até o local de sepultamento. Os equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura para oferecer melhor qualidade no serviço e um atendimento diferenciado aos usuários dos cemitérios.
Os veículos têm capacidade para 900 kg e mais dois assentos e já estão à disposição para atendimento nas celebrações no Dia de Finados.
“Além de mais moderno, o novo veículo vai oferecer mais segurança no transporte das urnas e tranquilidade para os familiares”, disse Carlos Eduardo da Silva, coordenador de cemitérios, da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp).
Continua depois da publicidade
Campas do Paquetá podem ser localizadas pela internet
Localizar uma Campa no Cemitério do Paquetá, o mais antigo da cidade, ficou mais rápido e fácil. Os munícipes já podem consultar, através da internet, o local das campas de 27 mil sepultados neste cemitério. Para isso basta acessar o site do SIG Santos (Sistema de Informações Geográficas de Santos): egov1.santos.sp.gov.br/sigsantosweb . Em seguida, clicar em 'Cemitérios' e digitar o nome procurado, data de falecimento, nome do responsável, número da ala, campa ou entidade.
Após a consulta, é aberta ficha do sepultamento que inclui a indicação da localização em mapa. A medida é possível graças ao processo de modernização e informatização do cemitério, que foi integrado à rede de fibra óptica da cidade, ganhou câmeras de monitoramento e novos computadores, entre outras melhorias.
Continua depois da publicidade
Todas as fichas de sepultamentos que estavam em papéis, a partir de 1938, foram inseridas no sistema e as campas georreferenciadas (coordenadas em mapa), em ação conjunta entre as secretarias de Serviços Públicos (Seserp), Gestão (Seges) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
“Assim os funcionários do cemitério e a população terão acesso mais fácil para localizar as campas”, destaca o secretário de Serviços Públicos, Carlos Russo. “Os cemitérios da Areia Branca e do Saboó serão os próximos contemplados com a informatização”, explica o coordenador de Informações Urbanas da Sedurb, Gunther Graf Júnior.
História
Continua depois da publicidade
O cemitério do Paquetá recebeu o seu primeiro sepultamento oficial em 1854 e foi o único da cidade até 1892. Nele estão sepultados grandes vultos da história de Santos, como os poetas Vicente de Carvalho e Martins Fontes, o pintor Benedicto Calixto e o ex-governador Mário Covas. O local reúne inúmeras lápides, esculturas, bustos, mausoléus, entre outras peças arquitetônicas de valor inestimável. O portal monumental com inscrição em latim, o traçado com circulação interna, a capela do Santo Cristo e 26 túmulos são tombados (protegidos).
Continua depois da publicidade