Cotidiano

Vaticano divulga que Papa Francisco está em estado de saúde crítico

Comunicado afirma que 'o papa não está fora de perigo' após uma grave crise de asma

Leonardo Sandre

Publicado em 22/02/2025 às 19:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Papa Francisco está internado e está em estado de saúde crítico / Vatican News/Divulgação

Continua depois da publicidade

O Vaticano afirmou neste sábado (22/2) que o papa Francisco está em estado de saúde crítico após sofrer uma crise de asma prolongada.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo o comunicado, o pontífice precisou de terapia de alto fluxo de oxigênio e transfusão de sangue, devido a um quadro de anemia.

Continua depois da publicidade

"As condições do Santo Padre continuam críticas. Portanto, como explicado ontem, o papa não está fora de perigo. Nesta manhã, o papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática de longa duração, que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio", diz o boletim divulgado pelo Vaticano.

Segundo o comunicado, exames de sangue realizados mostraram uma plaquetopenia associada a uma anemia, o que exigiu transfusões de sangue.

Continua depois da publicidade

A plaquetopenia, também chamada de trombocitopenia, é a redução do número de plaquetas no sangue, que pode surgir em decorrência de diversas situações clínicas, incluindo doenças do sistema imunológico, infecções, deficiências vitamínicas e doenças hereditárias. O tratamento pode incluir a transfusão de plaquetas.

Preocupações médicas

De acordo com os médicos, o principal risco para Francisco neste momento seria o desenvolvimento de sepse, uma infecção grave do sangue que pode ocorrer como complicação da pneumonia.

Até sexta-feira (21/2), não havia evidências de sepse, e Francisco estava respondendo aos diversos medicamentos que está tomando, informou a equipe médica.

Continua depois da publicidade

O Vaticano informou no comunicado que o prognóstico é reservado, ou seja, que os médicos estão cautelosos e que não é possível prever com segurança se o papa irá melhorar.

A assessoria de imprensa da Santa Sé também anunciou que Francisco não fará a tradicional oração do Angelus na Praça de São Pedro pelo segundo domingo consecutivo.

Entenda o caso

O pontífice foi internado na última sexta-feira (14/2) para tratar uma bronquite e realizar exames relacionados à condição.

Continua depois da publicidade

Inicialmente, o líder da Igreja Católica foi diagnosticado com bronquite que se desenvolveu para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias, e desde então cumpria sua agenda de compromissos.

O papa já teve uma parte de um pulmão removido na juventude e, desde então, enfrenta diversos problemas de saúde, incluindo crises prolongadas de bronquite no inverno.

Nos últimos dias, ele vinha apresentado sinais de cansaço e falta de ar. Durante as audiências semanais, ele tem delegado as leituras a assistentes. 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software