Cotidiano

Vaticano assina acordo com o Estado da Palestina

O documento exprime o apoio do Vaticano na solução do conflito entre israelenses e palestinos pela fórmula de dois estados

Publicado em 26/06/2015 às 12:44

Compartilhe:

O Vaticano e o Estado da Palestina assinaram hoje (26) um acordo sobre os direitos da Igreja Católica em território palestino, anunciou o Vaticano. O acordo foi assinado no Palácio Pontifical pelo secretário para as Relações com os Estados, arcebispo Paul Richard Gallagher, e pelo ministro palestino das Relações Exteriores, Riyad Al Maliki. A negociação do acordo foi feita por uma comissão bilateral e durou 15 anos.

O Vaticano usa o termo Estado da Palestina desde o início de 2013, o que desagrada a Israel e leva os palestinos a considerar um reconhecimento do seu Estado.

O documento exprime o apoio do Vaticano na solução do conflito entre israelenses e palestinos pela fórmula de dois estados, segundo Antoine Camilleri, chefe da delegação do Vaticano. Para a Organização de Libertação da Palestina, o acordo faz do Vaticano o 136º Estado a reconhecer o Estado da Palestina.

A negociação do acordo foi feita por uma comissão bilateral e durou 15 anos (Foto: Igor Pinto/Fotos Públicas)

Para Israel, este acordo “não contribui para o avanço do processo de paz e afasta a direção palestiniana da mesa das negociações bilaterais”.

O Vaticano tem relações diplomáticas com Israel desde 1993 e negocia desde 1999 um acordo sobre os direitos jurídicos e patrimoniais da Igreja Católica no país.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Há 27 anos, tragédia em travessia de balsa no litoral de SP fazia o Brasil chorar

Quatro funcionários de uma mesma empresa morreram juntos, sem chance de se salvar

Diário Mais

Você sabe por que os cadáveres do Titanic nunca foram encontrados?

Diversas teorias foram criadas ao longo dos anos para explicar a ausência dos restos mortais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter