Cotidiano

Vândalos depredam imagem sacra em ponto turístico de Itanhaém

Os vândalos teriam jogado pedras contra a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, instalada na gruta, mas não conseguiram quebrá-la

Publicado em 05/10/2015 às 00:39

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Vândalos depredaram uma imagem sacra na gruta de Nossa Senhora de Lourdes, atração turística de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo. O ataque foi constatado por turistas que procuraram o local no sábado, 3. A imagem que, segundo a tradição católica, representa Santa Bernadette, teve a cabeça arrancada. Um posto de informações turísticas instalado no acesso à rocha conhecida como Cama de Anchieta, por ser o local onde o padre José de Anchieta costumava meditar, foi pichado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os vândalos teriam jogado pedras contra a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, instalada na gruta, mas não conseguiram quebrá-la. O monumento reproduz uma passagem da tradição católica em que Maria, a mãe de Jesus Cristo, teria aparecido à camponesa Bernadette Soubiroux, em uma gruta, no interior da França, em 1846.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Papo de Domingo - “Os índios são senhores dessa mata”

• Caranguejeiros da Região retomam o direito de trabalhar

• Bancários entram em greve a partir de terça-feira

Bancos e luminárias da praça no entorno também foram danificados. A Polícia Civil tentará identificar os autores do vandalismo. No local, que fica no Morro do Paranambuco, entre as Praias dos Sonhos e do Cibratel, não há câmeras de monitoramento.

A prefeitura informou que, embora faça parte do circuito turístico oficial do município, a área da gruta é particular e será feito contato com o proprietário para recuperação da imagem. Os outros bens afetados serão reparados.

Continua depois da publicidade

Segundo a prefeitura, atualmente dez monumentos da cidade estão sendo restaurados devido a atos de vandalismo. Recentemente, foi danificado o busto de Martim Afonso de Souza, na Praça Carlos Botelho. A prefeitura informou que faz campanhas contra o vandalismo e pede à população que denuncie as ações à Guarda Municipal.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software