Continua depois da publicidade
Um veículo, tipo Van, adquirido pela Municipalidade, com verba da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, ficará à disposição dos trabalhos desenvolvidos segundo a política municipal para voltada ao segmento feminino. Outra conquista de gênero é a casa abrigo para a vítimas de violência doméstica. Aquela que se encontrar em risco de sofrer agressões por parte do marido ou do companheiro poderá transferir-se para o local, conforme indicação de assistente social da Prefeitura, até que obtenha garantia de segurança. O endereço não deve ser divulgado para que se preserve a incolumidade das vítimas, a inauguração deverá ser simbólica.
Ambas as obtenções serão focalizadas em evento que comemorará o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março próximo, sábado, com início previsto para as 16h30 horas, no térreo do Centro Multimídia do Novo Anilinas. Além da prefeita Márcia Rosa, autoridades locais deverão comparecer ao evento.
A abertura da solenidade contará com a participação dado Coral Zanzalá, sob a regência de Nailse Machado Cruz, cuja assistente é Vanessa de Oliveira Souza. O coral apresentará quatro números do repertório do show Canções para Elas. O encerramento do encontro terá programação dirigida a quem quiser praticar a Zumba, uma sequência de coreografias, com ênfase em movimentos aeróbicos.
Continua depois da publicidade
A Zumba promete a perda de mais de 1.000 calorias por hora, já que os praticantes experimentam atividades sem pausa de diversos níveis de intensidade. Os passos costumam ser fáceis, e os instrutores passam a coreografia a ser reproduzida imediatamente. As aulas de Zumba ficarão sob a responsabilidade do Studio Tatiana Carvalho. Normalmente são ministrados passos de dança do ventre, de hip-hop, de merengue, e de pop, entre outros.
Políticas
A responsável pelo Departamento de Políticas para as Mulheres, Luciana Cruz, fez questão de falar sobre as ações ligadas a seu setor: "Estamos estruturando o Programa Municipal de Direitos da Mulher. Parte desse programa é o projeto de combate à vitimização da mulher. Para esse combate, foram aprovados dois projetos na Secretaria Nacional de Mulheres. Um deles diz respeito à rede de atendimento à mulher e outro ao aparelhamento dos equipamentos destinados ao atendimento".
Continua depois da publicidade
Disse que a verba da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, com contrapartida da Prefeitura, equipará a Casa Abrigo, e subsidiará em equipamentos o Centro de Referência da Mulher e a Delegacia da Mulher. E, por outro lado, possibilitará capacitações para os servidores municipais que atendem a mulher vitimizada, ou que possam identificar indícios de vitimização no interior da família, a exemplo de professores, de profissionais da saúde, e de assistentes socias, assim como de servidores de órgãos parceiros, que trabalhem na prevenção e na repressão à violência.
Afirmou que já estão ocorrendo palestras para grupos de trabalhadores ligados a empresas. Uma delas terá lugar debaixo do viaduto da Ilha Caraguatá, na manhã desta sexta-feira, dia 7. Será proferida por assistente social e deverá ter a duração de cerca de 30 minutos.
Continua depois da publicidade