Cotidiano
Felipe Bernardo (PSD), de 44 anos, fala sobre a programação de aniversário de 66 anos e as entregas de obras que vão acontecer até o final deste mês
Essa é a primeira vez que Felipe Bernardo assume o Poder Executivo em Peruíbe / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
O atual prefeito de Peruíbe, o advogado Felipe Bernardo (PSD), de 44 anos, fala sobre a programação de aniversário e as entregas de obras que vão acontecer até o final deste mês. A Cidade completa 66 anos de emancipação político administrativa nesta terça-feira (18).
O chefe do Executivo peruibense também abordou a recuperação em andamento nos pontos de alagamentos e anunciou os investimentos previstos nas áreas da Saúde, Segurança e Turismo.
Continua depois da publicidade
Essa é a primeira vez que Felipe Bernardo assume o Poder Executivo em Peruíbe.
Felipe Bernardo – Temos algumas obras a serem entregues neste mês de aniversário. Nesta terça-feira (18), a programação começa às 7h30 com o hasteamento das Bandeiras. No período da tarde haverá o bolo de aniversário e a missa em comemoração à data.
Continua depois da publicidade
Vamos entregar as obras de pavimentação na avenida Josedy, além da pavimentação de outras ruas e avenidas em vários bairros da Cidade, que devem ser concluídas até o final deste mês. Também iremos inaugurar a nova área permanente de eventos, no Parque Turístico “Benedito Marcondes Sodré”, na avenida Mário Covas, no centro.
Haverá a entrega de títulos de regularização fundiária aos moradores em alguns bairros. E a inauguração da panificadora do Fundo Social de Solidariedade que vai voltar a produzir.
FB – Iniciamos em janeiro o serviço de desassoreamento do Rio Preto, que corta a Cidade. Os técnicos da SP Águas, do Governo do Estado, estiveram aqui e colaboraram com o serviço. Recebemos o apoio das secretarias estaduais de Meio Ambiente e Infraestrutura, da Defesa Civil, que colaboraram com ajuda humanitária e a entrega de vários kits de alimentação, higiene e limpeza.
Continua depois da publicidade
No total 465 pessoas estiveram nos abrigos, além de pessoas desalojadas que sofreram com os impactos das chuvas. O volume de água, em 24 horas, foi maior do que o previsto para um mês. Em 24 horas, foram 263 milímetros e para o mês seria de 235 milímetros.
Recebemos ajuda do Fundo Social de Solidariedade do Estado e do Ministério e Combate à Fome, do governo federal. Estamos fazendo o acompanhamento das famílias por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
As obras de desassoreamento do Rio Preto continuam. Iniciaram a partir da ponte do bairro Caraguava até a ponte da rodovia. Esse primeiro trecho é mais crítico e deve ser concluído em até quatro meses.
Continua depois da publicidade
Os próximos trechos serão até a ponte do Jardim Veneza e a ponte do Costão. O trabalho de desassoreamento será uma extensão de quatro quilômetros no Rio Preto. E a limpeza de galerias e das vias públicas. O trabalho deve se estender por um ano.
FB – Na Estrada do Guaraú há um protocolo de segurança, em casos de chuvas fortes é interrompido o trânsito de veículos na estrada. Um dos trechos já estava em obras de contenção. As obras continuam no trecho próximo à sede da Fundação Florestal, mas a estrada já está liberada ao trânsito.
Temos outros pontos críticos na estrada, mas há um convênio a ser assinado com a Defesa Civil do Estado. Já foram liberados recursos no valor de 1 milhão e 200 mil reais, para o serviço de contenção no trecho próximo à Pedra da Serpente.
Continua depois da publicidade
Foram feitas obras de contenção na gestão anterior, com valores de quase R$ 10 milhões, em outros trechos da estrada.
FB – As obras do prédio já foram concluídas em setembro de 2024. Estive reunido com o secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva, para discutir sobre como será o funcionamento dos serviços no Hospital.
O governador do Estado Tarcísio de Freitas (Republicanos) já havia anunciado que vai garantir o custeio para o funcionamento do Hospital em Peruíbe.
Continua depois da publicidade
Nossa intenção é que o Governo do Estado possa assumir tanto o custeio dos equipamentos como a gestão administrativa do Hospital.
Mas ainda não há uma previsão de quando o Hospital vai começar a atender a população.
FB – A obra de reforma no prédio da UPA já está finalizada. Mas ainda serão providenciados a instalação de gases e a compra de mobílias para que os atendimentos possam retornar ao prédio original da UPA.
Continua depois da publicidade
Hoje, a UPA está funcionando no prédio onde estava a Maternidade. Não temos uma data definida para voltar a funcionar no prédio da UPA, mas deve ser em breve.
FB – A prefeitura criou a Secretaria de Segurança Pública, que antes era de Defesa Social. Fizemos também a reestruturação da Guarda Civil Municipal (GCM), com um novo estatuto e regimento interno.
No ano passado houve um concurso interno para a progressão dos guardas municipais, sendo um grande avanço. Além de termos armado a GCM e adquirido novas viaturas.
Continua depois da publicidade
Estamos finalizando um concurso público para a contratação de 20 novos efetivos na GCM este ano. Hoje são 63 guardas civis municipais. Os novos vão passar por treinamento de três meses.
Peruíbe tem 1.400 câmeras de monitoramento espalhadas pela Cidade, nas vias públicas e nos prédios municipais. Nas entradas da Cidade, estão as câmeras OCRs, de reconhecimento de placas.
FB – Alguns pontos turísticos já foram entregues à população, como o Boulevar do Guaraú, a Passarela do Balça. Outros que ainda vão ser revitalizados são o Mirante da Torre e a Praça Flórida.
Promovemos alguns eventos turísticos, como o “Natal na Praia” e o calendário turístico com eventos que acontecem durante o ano todo.
No Portinho e no Mercado de Peixes aprovamos o licenciamento ambiental, mas a área pertence à Secretaria de Patrimônio da União (SPU). E a SPU não deu a autorização para realizar as obras de revitalização no local.
FB – Nossa intenção é que o Museu Arqueológico seja reaberto ao público. Estive reunido com a equipe da Cultura para falar sobre o Museu, mas estamos aguardando para saber as possibilidades de reabrir. O Museu sofreu atos de vandalismo e reformamos, porém voltou a ser furtado.
As peças do Museu estão preservadas e guardadas, mas ainda não há previsão de quando o prédio será revitalizado.
FB – Conseguimos a autorização da Cetesb para voltar a extrair a lama negra na Cidade. É uma grande conquista. Na Feira do Empreendedor, neste mês e, em um dos estandes, houve a venda e a aplicação facial com produtos da lama negra.
Estamos reformando o antigo prédio onde funcionou o Lamário Municipal, localizado na avenida Mario Covas, no centro. A previsão é concluir em setembro deste ano. O local terá toda a estrutura para a aplicação da lama negra e a venda dos produtos.
Hoje, a aplicação da lama negra acontece no Centro de Informações Turísticas (CIT), no centro.
FB – Vamos finalizar as obras e projetos que já estão em andamento na cidade. Temos uma grande demanda nas áreas social e de infraestrutura urbana. Há várias ruas e avenidas que não são pavimentadas em bairros e na região central.
Além dos desafios na área da saúde para atender a população. A entrega do Hospital será um grande avanço na Cidade.
Vamos ampliar o atendimento às crianças e adolescentes nas escolas em tempo integral. Já temos uma escola em período integral. Vamos entregar mais uma com atividades no contraturno escolar. E ampliar o atendimento nas creches e berçários, além de outras áreas.
Minha mensagem à população de Peruíbe é que nos ajude a cuidar da Cidade. Não tenho dúvidas que ela está muito melhor a cada dia. Tenho certeza que vamos trabalhar bastante para que, lá na frente, Peruíbe esteja ainda melhor.