Cotidiano

Vale do Ribeira recebe R$ 161 milhões para investimentos na saúde

Programa prevê construção de hospital, além de Unidades Básicas de Saúde e centros de atenção psicossocial, por meio de parceria com o BID

Publicado em 27/08/2015 às 15:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quinta-feira, 27, convênios do programa estadual “Saúde em Ação”, da Secretaria de Estado da Saúde, que irá investir, em parceria inédita com BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), R$ 161,2 milhões extras para fortalecer a saúde pública na região do Vale do Ribeira.

Os valores serão usados na construção de hospital, Unidades Básicas de Saúde e centros de atenção psicossocial. No total, serão realizadas 19 obras de construção em 15 municípios no sul do Estado. “Além das obras, teremos requalificação, treinamento de recursos humanos, informatização de todo sistema e regionalização", declarou o governador Geraldo Alckmin. "A prioridade foi atender as regiões com mais necessidade e as que crescem muito", acrescentou.

O financiamento proporcionado pela parceria e destinado para execução de projetos desenvolvidos pela Secretaria será revertido na criação do Hospital Regional de Registro e 15 novas UBS (Unidades Básicas de Saúde) nas cidades de Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera – Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Geraldo Alckmin assinou convênios do programa estadual “Saúde em Ação” (Foto: Divulgação)

Os recursos também incluem a construção de dois Caps (Centros de Atenção Psicossocial) nos municípios de Jacupiranga e Juquiá, além da construção do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Registro.

Do total a ser investido por meio da parceria, 70% são provenientes do empréstimo firmado com o BID e 30% são de recursos do tesouro do Estado. As regiões que irão receber os investimentos do BID foram escolhidas pela Secretaria após um estudo que teve como critérios questões epidemiológicas e necessidades regionais e os recursos terão o prazo de cinco anos para serem concluídos.

O secretário David Uip destaca que a parceria com o BID, além de proporcionar a construção e reforma de unidades de saúde, irá permitir a reorganização dos fluxos de assistência à saúde da população, em parceria com os municípios beneficiados pelo programa.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software