05 de Novembro de 2024 • 05:09
As vacinas contra a poliomielite estão disponíveis nas policlínicas / Divulgação/Agência Brasil
A partir desta segunda-feira (4), a vacinação contra a poliomielite em Santos terá novas regras em relação às doses de reforço. As doses não serão mais aplicadas por via oral aos 15 meses e aos quatro anos, sendo substituídas por apenas um reforço injetável, aos 15 meses.
As normas foram estabelecidas pelo Ministério da Saúde e as policlínicas de Santos já estão preparadas para segui-las.
As crianças entre 15 meses e menores de cinco anos, que já tomaram uma dose de vacina contra a poliomielite da versão “gotinha”, deverão procurar a unidade de saúde para tomar uma dose da vacina injetável e encerrar o esquema vacinal contra a doença.
Nos casos de crianças de 4 anos que já tomaram duas doses da vacina oral, poderão ser consideradas imunes e com status vacinal completo contra a poliomielite
Para os bebês de até 1 ano de idade, nada muda: continuam a tomar três doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses de vida.
A substituição da vacina é recomendação da Organização Mundial da Saúde, pois a versão injetável previne os tipos 1, 2 e 3 do poliovírus, enquanto a gotinha era eficaz em relação aos tipos 1 e 3 do poliovírus.
A cobertura vacinal contra a poliomielite em crianças de até 1 ano de idade está em 82,1%, sendo que o ideal estabelecido pelo Ministério da Saúde é uma cobertura de 95%.
O índice abaixo do ideal cria um cenário favorável para o vírus voltar a circular em Santos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já classifica o risco da volta da doença no Brasil como “altíssimo”.
As vacinas contra a poliomielite estão disponíveis nas policlínicas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9 às 15h30.
Cotidiano
Cidade do litoral de SP sedia festival com diversos pratos com mexilhão; conheça
Cidade do interior de SP tem evento de Halloween e festival de cerveja; saiba mais
Festival literário agita cidade do litoral de SP nesta semana; confira programação
Tecnologia
A Starlink oferece o serviço via satélite e quer mais clientes no país
Diário Mais
Uma das atrações turísticas da cidade é a qualidade de suas águas medicinais, responsáveis por curar diversas doenças