Continua depois da publicidade
O Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande confirmou para o próximo dia 3 de novembro o início da Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação se estenderá até 2 de dezembro. A dose da vacina é gratuita e protegerá animais domésticos contra a raiva.
A Cidade já conta com esquema definido para realização da campanha. Sempre das 9h30 até 16 horas, de segunda a sexta-feira, em datas agendadas, as equipes da Zoonoses percorrerão 24 pontos, promovendo a vacinação de cães e gatos.
O Município contará ainda com um posto fixo durante toda Campanha, totalizando 25 locais, na sede do próprio Centro de Zoonoses. O equipamento está localizado na Rua Antonio Candido da Silva, s/n°, Bairro Vila Sônia.
A distribuição dos postos de vacinação ocorreu de acordo com as unidades de atenção básica (Usafas e Multiclínicas) da Sesap. Alguns locais com grande circulação de pessoas também serão contemplados, como ginásios e a sede do Corpo de Bombeiros.
Continua depois da publicidade
O Município atingiu em 2014 uma marca importante na área da saúde. São 16 anos sem registrar nenhum caso de raiva animal. Monitoramentos são realizados periodicamente nos bairros da Cidade, afastando a possibilidade de ocorrências deste tipo. A doença ocorreu nos últimos anos apenas em locais isolados do Estado de São Paulo e a Cidade está fora dessa zona de risco.
Contágio
Continua depois da publicidade
A raiva é contraída por contágio direto (mordidas, arranhões, lambidas) entre os animais e de animais para humanos.
Além de cães e gatos, mamíferos, como morcegos, também podem ser infectados. A raiva não tem cura.
A única maneira de evitar a morte é, logo depois de ser atacado - e antes do aparecimento dos sintomas (fotofobia, incapacidade para engolir, agitação, febre e rigidez muscular) -, ir a um posto de saúde para receber a vacina. São necessárias até 13 doses. O animal deve ficar sob observação. A doença mata em até dez dias.
Continua depois da publicidade