Continua depois da publicidade
Quem faz parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério de Saúde como de maior vulnerabilidade para complicações relacionadas à gripe já pode se imunizar. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início ontem (terça, 22). Em Santos, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza as doses nas unidades básicas e de saúde dos bairros, de segunda a sexta, das 9h às 16h.
A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe, de acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS): A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Estão no grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde, indígenas, população e funcionários do sistema prisional e doentes crônicos (mediante prescrição médica).
Agendamento para acamados
Continua depois da publicidade
O agendamento da vacinação para idosos acamados pode ser feito entre 28 deste mês e 16 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 16h, pelo telefone 3223-6379. O serviço é destinado exclusivamente para pessoas a partir de 60 anos, que, de fato, não tenham nenhuma condição de locomoção até a unidade de saúde.
A vacina é contraindicada apenas para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Continua depois da publicidade