A Universidade criou um novo sistema de seleção; na foto, alunos da USP no campus da EACH, zona leste de SP / Cecília Bastos/USP Imagens
Continua depois da publicidade
A Universidade de São Paulo, uma das mais tradicionais do País, anunciou nesta quinta-feira (20) que irá criar um novo sistema de ingresso via Enem para os cursos de graduação. Assim a instituição deixará de usar o Sistema de Seleção Unificada para a escolha de seus novos alunos já em 2023.
Com a mudança, aqueles que desejam estudar na USP no próximo ano e que participação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2022, já serão escolhidos por meio dessa nova ferramenta.
Continua depois da publicidade
Esse novo sistema de seleção será operado diretamente pela Fuvest (entidade que realiza o vestibular da instituição) a partir das notas que obtiverem nas provas do Enem. A nova forma de ingresso se chamará Enem-USP. A universidade também continuará usando seu vestibular tradicional em paralelo.
“A Fuvest, ao administrar as chamadas das duas formas de ingresso, consegue fazer com que o processo seja simultâneo, o que facilitará a integração e favorecerá o desempenho acadêmico dos novos estudantes, mas também contribuirá com o trabalho das comissões de heteroidentificação [responsável pela averiguação da autodeclaração dos candidatos convocados para matrícula nas vagas reservadas para pretos e pardos]”, destaca o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado.
Continua depois da publicidade
Seleção para 2022-2023
Neste ano, a USP oferece 11.147 vagas em seus cursos de graduação, das quais 8.211 são destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.936 vagas para o Enem-USP.
Do total de vagas oferecidas pela Fuvest, 4.954 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.169 vagas para candidatos EP; e 1.088 para EP/PPI. Para a seleção do Enem-USP estão sendo destinadas 606 vagas para Ampla Concorrência; 1.237 para estudantes EP e 1.093 para estudantes EP/PPI.
Continua depois da publicidade
De acordo com a resolução nº 7.373/2017, que estabelece as formas de ingresso na Universidade, 50% das vagas de cada curso de graduação e turno estão reservadas para candidatos egressos de escolas públicas (EP).
Nos próximos dias, um edital deverá ser divulgado com a definição do calendário para que os estudantes se inscrevam no Enem-USP. A Fuvest será responsável pela sistematização das inscrições, pela classificação de acordo com os critérios definidos pelos cursos e pela convocação dos candidatos selecionados.
Continua depois da publicidade