EDUCAÇÃO SUPERIOR

USP não usará mais o Sisu para escolher alunos a partir do próximo ano; entenda

A universidade decidiu criar um novo sistema de ingresso via Enem para os cursos de graduação

Joe Silva

Publicado em 21/10/2022 às 14:00

Atualizado em 21/10/2022 às 16:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Universidade criou um novo sistema de seleção; na foto, alunos da USP no campus da EACH, zona leste de SP / Cecília Bastos/USP Imagens

Continua depois da publicidade

Universidade de São Paulo, uma das mais tradicionais do País, anunciou nesta quinta-feira (20) que irá criar um novo sistema de ingresso via Enem para os cursos de graduação. Assim a instituição deixará de usar o Sistema de Seleção Unificada para a escolha de seus novos alunos já em 2023.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com a mudança, aqueles que desejam estudar na USP no próximo ano e que participação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2022, já serão escolhidos por meio dessa nova ferramenta. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Com tom moderado na USP, Lula defende cotas e ampliação do ensino superior

• Feira de Recrutamento e Carreira da USP acontece nos dias 19 e 20 deste mês

Esse novo sistema de seleção será operado diretamente pela Fuvest (entidade que realiza o vestibular da instituição) a partir das notas que obtiverem nas provas do Enem. A nova forma de ingresso se chamará Enem-USP. A universidade também continuará usando seu vestibular tradicional em paralelo.

“A Fuvest, ao administrar as chamadas das duas formas de ingresso, consegue fazer com que o processo seja simultâneo, o que facilitará a integração e favorecerá o desempenho acadêmico dos novos estudantes, mas também contribuirá com o trabalho das comissões de heteroidentificação [responsável pela averiguação da autodeclaração dos candidatos convocados para matrícula nas vagas reservadas para pretos e pardos]”, destaca o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado.

Continua depois da publicidade

Seleção para 2022-2023

Neste ano, a USP oferece 11.147 vagas em seus cursos de graduação, das quais 8.211 são destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.936 vagas para o Enem-USP.

Do total de vagas oferecidas pela Fuvest, 4.954 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.169 vagas para candidatos EP; e 1.088 para EP/PPI. Para a seleção do Enem-USP estão sendo destinadas 606 vagas para Ampla Concorrência; 1.237 para estudantes EP e 1.093 para estudantes EP/PPI.

Continua depois da publicidade

De acordo com a resolução nº 7.373/2017, que estabelece as formas de ingresso na Universidade, 50% das vagas de cada curso de graduação e turno estão reservadas para candidatos egressos de escolas públicas (EP).

Nos próximos dias, um edital deverá ser divulgado com a definição do calendário para que os estudantes se inscrevam no Enem-USP. A Fuvest será responsável pela sistematização das inscrições, pela classificação de acordo com os critérios definidos pelos cursos e pela convocação dos candidatos selecionados.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software