O número de assaltos a ônibus em Santos é quase quatro vezes menor que a média registrada antes da vigência da bilhetagem eletrônica no transporte coletivo municipal. No ano passado, houve 22 ocorrências mensais, índice mantido até maio deste ano, quando foi determinado o fim da dupla função do motorista.
De junho a agosto, após campanha de incentivo ao uso do cartão e ampliação dos locais de recarga, a estatística de crimes nos ônibus despencou: apenas seis registros/mês.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estima que quando todos os passageiros fizerem uso do cartão, a tendência é zerar esses registros. Atualmente, 5% ainda utilizam dinheiro para pagamento das passagens, índice que era bem maior no ano passado, quando a média de embarques com moeda era de 32%.
Metas
A Prefeitura e a CET, além de permanecerem em campanha para que o fim da dupla função do motorista ocorra de forma definitiva, também concentram os trabalhos na implementação do bilhete único, que possibilitará integração entre as linhas de ônibus, dentro de um período de tempo, com o pagamento de apenas uma tarifa, além da revisão de todos os itinerários.
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