Continua depois da publicidade
Dezenas de urubus tomaram conta de trecho da Rua Berta Craveiro, no Jardim Independência, em São Vicente, na tarde de hoje. Isso porque o lixo proveniente da feira livre que acontece no local não foi retirado. Até as 18 horas, o material não havia sido recolhido.
Segundo moradores, uma equipe responsável pela limpeza passou no local juntando os resíduos. No entanto, o caminhão não recolheu o material.
O veículo que faz a limpeza da via com água também não passou. Com isso, os resíduos provenientes das barracas de peixes e aves ficaram expostos, chamando a atenção dos animais.
A Prefeitura de São Vicente informou que fiscais da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) irão ao local.
Continua depois da publicidade
Fechamento do transbordo
A falta de limpeza na feira-livre já pode ser reflexo da interdição da área de transbordo do Parque Ambiental Sambaiatuba. Nesta terça-feira, a Prefeitura emitiu nota dizendo que estudam junto com a Codesavi (Companhia de Desenvolvimento de São Vicente) alternativas para normalizar a coleta de lixo na Cidade. O fechamento da área foi determinado pelo Ministério Público e pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Continua depois da publicidade
Segundo a Prefeitura, a Secretaria de Assuntos Jurídicos estuda a possibilidade de ingressar com uma ação judicial, com pedido de liminar, visando a desinterdição do local até a destinação de nova área de transbordo na Cidade que já está em estudo. Antes, o prefeito Luis Cláudio Bili tentará uma solução em audiência nesta quinta-feira (15) com a secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Faga Iglecias Lemos. Enquanto o projeto não é colocado em prática, o Município pretende alugar uma nova área licenciada.
O Presidente da Codesavi ressalta que vários fatores contribuíram para o aumento da quantidade de lixo no transbordo: o considerável aumento da população, o aumento do descarte irregular de detritos e os temporais. A companhia fechou o mês com recolhimento de 4,2 mil toneladas de detritos diversos e 9 mil toneladas de lixo domiciliar. Além disso, o transporte do material foi prejudicado com o trânsito intenso na estrada.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade