Continua depois da publicidade
O cartório eleitoral de Santos realizou, ontem, a auditoria das urnas eletrônicas. A verificação foi realizada, pela primeira vez, com a presença da imprensa, além do prefeito da cidade, Paulo Alexandre Barbosa, vereadores e membros da Câmara mirim.
Duas urnas foram escolhidas, aleatoriamente, para passar pela auditoria. O processo foi coordenado pela juíza da 118ª Zona Eleitoral de Santos, Gyslaine Cândido e acompanhado pela promotora da Justiça Eleitoral do município, Luciana Carneiro.
Primeiro foi impresso a zerésima, uma lista com todos os nomes dos candidatos e a comprovação de que não foi computado o voto. Na sequência, pessoas foram convidadas para testar a urna para, ao fim do teste, ser feita a verificação da via do boletim de urna.
Para a juíza, a presença e divulgação da auditoria auxilia no processo democrático. “Buscamos cada vez mais a segurança, clareza e publicidade dos atos no processo eleitoral. Não adianta termos os princípios só na teoria, falarmos em democracia. Temos que vivenciar a democracia. Vimos jovens participando, tendo exemplo de pessoas adultas. Isso tudo é muito importante para formar uma sociedade mais harmônica e com resultados positivos”.
Continua depois da publicidade
Gyslaine também comentou sobre o número de abstenções na cidade. A média nacional foi de 19% no primeiro turno. Em Santos, esse número chegou a 21%. “Foi decepcionate, mas não adianta ficar falando do que aconteceu. Temos que ter atitude. A partir disso, decidimos fazer uma demonstração na verificação do segundo turno. Mostrar quanto é importante o eleitor votar de forma consciência, com alegria, dando valor aquele momento. O voto elege aquele candidato. Só o voto transforma o candidato em alguém eleito para exercer o cargo”.
Satisfeita com a auditoria, a promotora da Justiça Eleitoral de Santos Luciana Carneiro, disse acreditar em um segundo turno tranquilo. “Nós tivemos uma eleição muito organizada. A municipalidade e a Polícia Militar participaram muito e agilizaram tudo que foi necessário para o processo eleitoral no primeiro turno. No segundo turno, acreditamos que a situação seja igual ou até melhor, se é que isso é possível. Temos somente dois candidatos, há menos emissão de papeis, panfletos. É um eleitorado mais direto dos candidatos, com menos indecisos. O processo será tranquilo”.
Continua depois da publicidade
Voto limpo
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa anunciou que, assim como foi no primeiro turno, a campanha Voto Limpo segue no segundo pleito eleitoral. “Comparativamente com a última eleição presidencial, em 2010, nós tivemos uma redução de 4 toneladas de lixo na cidade. É uma quantidade bastante significativa. Tivemos também apreensão dos materiais de propaganda na madrugada. Foram 17 apreensões e 250 quilos de material apreendidos. Isso deixou a cidade mais limpa. Vamos investir cada vez mais nisso porque é importante que a limpeza ela possa transcorrer em todos os dias. Eleição é um dia em que as pessoas devem dar exemplo, por isso essa fiscalização da prefeitura”.