Defesa Civil do município já está trabalhando para evitar acidentes e minimizar os riscos / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Estrada Engenheiro Paulo Eugênio Broio, a Estrada do Guaraú, em Peruíbe, voltou a sofrer deslizamentos de terra por causa das chuvas intensas na região, na manhã desta segunda-feira (23). A Defesa Civil do município já está trabalhando para evitar acidentes e minimizar os riscos. Ainda este ano, a Prefeitura interditou a estrada para a supressão de uma árvore que estava com risco de queda.
Desta vez, a estrada foi interditada novamente por conta de um deslizamento de terra no local onde estava com obras de contenção. A expectativa das equipes é de que a via seja reaberta às 14 horas, com restrições. O acumulado de chuva nas últimas 24 horas chegou a 128 mm.
Continua depois da publicidade
De acordo com as equipes, após a liberação do tráfego, haverá restrições para veículos pesados e um novo decreto municipal será atualizado hoje, regulamentando as medidas.
As empresas responsáveis pelo transporte público, coleta de resíduos e outros serviços essenciais serão convocadas para realizarem os serviços com veículos de pequeno porte.
Continua depois da publicidade
Segundo a Defesa Civil do Estado, nas últimas 24 horas foram registrados 128mm de chuva no local e há previsão de mais 50mm para as próximas horas.
Equipes do Governo do Estado também foram acionadas para avaliação da via com profissionais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Atualizações sobre o tráfego e condições da estrada, serão comunicados nos canais oficiais da prefeitura.
Continua depois da publicidade
A Estrada do Guaraú é o único acesso aos bairros Guaraú, Barro Branco, Cachoeira das Antas, Cachoeira do Perequê, Cachoeira do Paraíso, Barra do Una e adjacências. É o principal caminho aos pontos turísticos naturais da cidade, procurados por gente de todo o Brasil e de diversas partes do mundo.
A preocupação dos moradores é que a temporada seja prejudicada, já que uma situação semelhante aconteceu em 2019 causando transtornos a toda a população e a cidade, e que a prefeitura atue rápido para resolver o problema.
Deslizamentos são constantes na estrada. Em 2021, a Estrada do Guaraú foi interditada após uma chuva intensa que provocou deslizamentos de terra. A Estrada do Guaraú foi liberada no dia seguinte via comboio. Em 2020, a Estrada do Guaraú foi monitorada pela Defesa Civil de Peruíbe após deslizamentos de pedras causados por fortes chuvas. Em anos anteriores a ocorreu o mesmo.
Continua depois da publicidade