Continua depois da publicidade
Na próxima sexta-feira (14/11), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realiza, em parceria com a Seção de Vigilância e Referência em Saúde do Trabalhador (SEVREST), um encontro que visa promover o debate sobre questões relativas à saúde do trabalhador, tanto mental e sofrimento moral. Com a temática "Gestão Competitiva e Patologias da Solidão: Resistências Possíveis", o objetivo é discutir possíveis formas de resistência ao assédio moral praticado contra profissionais adoecidos que retornam às atividades após um afastamento por doença. O encontro tem entrada gratuita e será realizado na sede do Sindicato dos Bancários de Santos - que co-produz o evento - (Av. Doutor Washington Luiz, 140 - Santos), a partir das 8h30.
Coordenado pela professora do Departamento de Saúde Clínica e Instituições do Instituto Saúde e Sociedade da Unifesp, Laura Camara Lima, o evento será dividido em duas partes. No primeiro bloco, intitulado "As implicações subjetivas presentes no fracasso das tentativas de volta ao trabalho", a professora do Curso de Psicologia do Centro de Educação Superior de Brasília (IESB), Elizabeth Zulmira Rossi, apresentará as implicações psíquicas do processo de adoecimento dos bancários, por Leso?es por Esforc?os Repetitivos (LER) e Doenc?a Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (DORT), e as possibilidades de reabilitação e volta ao trabalho. Já no segundo, "Assédio Moral e Violências no trabalho com bancários: caracterização em perícia judicial", a química da Fundacentro, Cristiane Queiroz Barbeiro Lima, relatará a caracterização de assédio moral em trabalhadores acometidos por LER ou DORT.
Continua depois da publicidade
Para finalizar, a professora Laura Camara Lima mediará um debate, durante o qual os presentes poderão interagir e fazer perguntas. Também estarão presentes representantes do INSS para tirar dúvidas sobre os temas apresentados.
Trabalhadores em geral e estudantes poderão participar do encontro. O evento dispõe de 120 vagas, que serão preenchidas conforme a ordem de chegada. Para quaisquer esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 13 3878-3807.
Continua depois da publicidade