Continua depois da publicidade
A Unidos dos Morros foi a grande campeã do carnaval de Santos 2020, ao contabilizar 179,6 pontos. Em segundo ficou a União Imperial, com 179,1 e em terceiro a X-9, com 178,9. A vencedora levou um prêmio de R$ 24,2 mil e a vice R$ 12 mil. A Vila Mathias foi a última colocada do Grupo Especial, com 176 pontos e caiu para o Grupo de Acesso.
Já a Sangue Jovem foi a grande campeã do Grupo de Acesso, com 178,3. Em seguida, a Brasil com 178. As duas subiram para o Grupo Especial de 2021. A Padre Paulo caiu para o Grupo 1, com 171,1 pontos.
Continua depois da publicidade
No Grupo 1, a Zona Noroeste saiu vitoriosa, com 176,8 pontos, seguida por Imperatriz Alvinegra, com 175, 3. No ano que vem, as duas vão desfilar pelo Grupo de Acesso. A Bandeirantes do Saboó ficou em terceiro, somando 175. Em quarto a Império da Vila, contabilizando 175 pontos.
A apuração ocorreu nesta terça-feira (18), pouco mais das 12h , no Teatro Municipal Brás Cubas. As 15 escolas que fazem parte do carnaval santista foram avaliadas em nove quesitos: bateria, harmonia, evolução, enredo, samba de enredo, fantasias, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira e comissão de frente.
Continua depois da publicidade
Penalidades
No Grupo 1, a escola de samba Império da Vila perdeu 0,5 pontos porque excedeu o limite de tempo de desfile. No Grupo de Acesso, a escola de samba Padre Paulo perdeu 2,5 pontos porque estourou em quatro minutos o tempo limite do desfile e utilizou um tripé com dimensões maiores do que o permitido no regulamento. No Grupo Especial não houve penalidades.
UNIDOS DOS MORROS VENCE O CARNAVAL DE SANTOS; VEJA COMEMORAÇÃO
Continua depois da publicidade
Desfile
A formação de mais de 110 mil de jovens carentes ao longo dos 53 anos do Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social de Santos (Camps) inspirou a Unidos dos Morros, que apresentou o enredo ‘Beleza de ser um eterno aprendiz’, apresentado por 1,5 mil componentes – cerca de 400 deles jovens e apoiadores do Camps.
A agremiação das cores azul, verde e branco destacou todas as etapas na vida de quem se forma no centro de aprendizagem, desde a situação de vulnerabilidade social até a transformação da vida com base no conhecimento.
Continua depois da publicidade
“A homenagem tem tudo a ver, porque o Camps é um projeto voltado a comunidades, que já atendeu milhares de jovens vindos dos morros. Vários deles que tiveram a primeira oportunidade de trabalho conosco, tornaram-se personalidades políticas e do meio empresarial da cidade”, afirma Elias Francisco da Silva Jr., presidente do Camps.
A paradinha da bateria Chapa Quente, do Mestre Daniel Corrêa, encantou o público, que estava com o samba na ponta da língua e entoava a letra a plenos pulmões quando a bateria silenciava.
Continua depois da publicidade