Cotidiano
Centro Médico ficou às escuras após ter a fiação elétrica furtada. Há cerca de um mês, funcionários do Centro de Atenção Psicossocial do Jardim Rio Branco foram alvos da ação de marginais armados
Continua depois da publicidade
O Centro Médico de São Vicente ficou às escuras hoje (24). A unidade, que atende diariamente cerca de 500 pessoas, teve seus fios elétricos furtados durante a madrugada. Segundo a diretora de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Monica Prado, ocorrências desse tipo têm acontecido com frequência nos equipamentos de saúde do Município.
“Das 19 especialidades, apenas os agendamentos de sete foram realizados devido a organização da unidade no dia anterior. O restante será reprogramado para outros dias”, disse Mônica. Equipes do setor de Manutenção da Sesau e da Codesavi realizam os reparos necessários para o restabelecimento da energia elétrica. “Vamos nos esforçar para manter o atendimento amanhã".
A chefe da Sesau conta que o furto de fiação elétrica tem sido frequente nas unidades de saúde, principalmente nos finais de semana prolongados. De janeiro até agora, 12 equipamentos foram alvos de marginais no Município.
Mas não são apenas furtos. Há cerca de um mês, funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) do Jardim Rio Branco foram alvos da ação de marginais armados. “O atendimento ao público já havia sido encerrado, por volta das 16h20, quando dois rapazes entraram pedindo informação. Em seguida, eles anunciaram o assalto”, afirma. Ela destaca também ocorrências no entorno das unidades. “Pacientes e funcionários têm sido abordados ao entrar ou sair dos equipamentos”.
Continua depois da publicidade
Entre as ocorrências que constam no relatório da secretaria, o roubo do carro de uma funcionária, que ficou sob a mira de um revólver ao sair do serviço.
Diante da situação, a Secretaria de Saúde determinou que o expediente das unidades de saúde seja encerrado após o término dos agendamentos do dia.
Continua depois da publicidade
Monica ressalta que o Centro Médico conta a vigilância de um agente da Guarda Civil Municipal (GCM), que é responsável pelo patrulhamento dos próprios municipais. Recentemente, o prefeito Luís Claudio Bili anunciou que convocará, após o período eleitoral, os aprovados no último concurso , visando aumentar o efetivo da corporação.
Ainda de acordo com a chefe da Sesau, o secretário de Saúde Antonio Vieira Rua solicitará reforço ao comando da Polícia Militar.
Samu
Continua depois da publicidade
Na última quarta-feira (24), a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Catiapoã também ficou sem luz devido ao furto da fiação elétrica. Técnicos da Secretaria de Saúde esteve no local e constatou o problema. As chamadas do 192 foram transferidas para o 193 do Corpo de Bombeiros e não houve prejuízo aos atendimentos. A energia retornou às 23 horas e o serviço foi restabelecido.
Continua depois da publicidade