Continua depois da publicidade
O prejuízo financeiro ainda não foi calculado pela Prefeitura de Guarujá, mas o furto recente do cabeamento da Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Jardim dos Pássaros poderia ter prejudicado dezenas de crianças do Município, pois dezenas de frascos de vacina, em função da falta de refrigeração, perderam a eficácia.
A Secretaria Municipal de Saúde de Guarujá informa que a falta de energia no prédio afetou apenas por algumas horas a unidade. O gerador do local está em funcionamento, porém, algumas medidas de prevenção para evitar ações de vandalismo já foram tomadas, como o cabeamento embutido nas paredes.
A Prefeitura ressalta que o atendimento às crianças não foi afetado, pois as demais unidades de saúde também possuem vacinas. O prejuízo ainda está sendo calculado. O furto dos cabos foi no período noturno, quando a unidade estava finalizando seus trabalhos.
Ficou acordada, com a Diretoria Regional de Saúde, a reposição do que foi perdido e o órgão sinalizou que enviará, de acordo com as possibilidades, novas vacinas. A Prefeitura esclarece que vai ampliar o sistema de monitoramento do local e criar um abrigo de alvenaria com grades para isolar o acesso.
Continua depois da publicidade